quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mudança...

Hoje foi um dia diferente em Paris... tudo pareceu diferente hoje... Acordei as 9h e desci pro café... Última vez que tomava café na residência, última vez que subia de elevador, última vez que caminhava aquele corredor que não acabava mais, última vez que ligava a torneira e o chuveiro ligava junto... meu coração ficou apertadinho de deixar aquele quartinho, parecia que tinha sido ontem que eu estava ali, sentada na cama, chorando sem parar depois que o pai e a mãe foram embora, no dia 4 de janeiro.
Então, as 10:00 dei uma última olhada no quarto e fechei as malas. Peguei um táxi e vim para a minha nova casinha parisiense, o novo apartamento no 14e. arrondissement. Penei pra subir o único lance de escada até o primeiro andar, arrastando as malas... mas, enfim, cheguei. E até agora foi maravilhoso!!! Coisa boa mudar, coisa boa uma casa de verdade, com um banheiro de verdade, um quarto de verdade, uma cozinhaaaa!!! Máquina de lavar!!! Muito bom!
Estou dividindo o apto com mais duas brasileiras muuuito queridas, a Sofia e a Priscila. A Sofia é de Caxias do Sul, RS, mas mora em Porto Alegre. A Priscila era minha colega no ínicio do curso de francês, e é de Salvador. Amanhã coloco uma foto com elas...
Depois de fazer a mudança, dei uma volta pelo bairro e ameiiiiii também!!! O apto fica numa entrada da Rue Daguerre, que é uma rua cheeeia de feirinhas, fechada para carros! Sério, a rua é cheia de gente, feira de queijo, vinho, verdura, legume, peixe, tudo!!! Muito legal! Depois da voltinha pelas redondezas, peguei o metrô e fui pra escola... almocei Pringles de pimenta (que vício!!!) com queijinho Babybel (outro vício!!!) e Coca (nem preciso comentar).
A aula foi legal, mas cansativa porque o prof. esqueceu o dvd do filme que estamos vendo... começamos a aprender hoje o futuro próximo em francês, que é uma barbada.
Depois da aula fui para a Galeria Laffayette procurar roupa de NEVE para a viagem desse final de semana, que será para Áustria (Viena) e Alemanha (Berlim). Hoje lá estava fazendo somente doze graus NEGATIVOS!!! Meu Deus, sinto um arrepio só de pensar... e a gente achando que estava frio em Veneza. Veneza, na ITÁLIA. Pois é, já estou me preparando psicologicamente. Enquanto isso, sigo procurando um casaco impermeável e quente que custe menos de 320 euros :(
Depois da Laffayette, peguei o metrô e voltei pra casa. Passei no Monoprix, mercado daqui, e comprei um sanduíche de frango com molho de cebola e uma Coca. Cheguei em casa, arrumei as coisas no quarto novo, arrumei a cama nova, e o quarto ficou com a minha cara, mto aconchegante!!! Huhu! Também liguei para o Brasil, que daqui do apto a ligação é gratuita para fixo no Brasil, e fiquei conversando um bom tempo com a mãe. Depois fui tomar banho.. como estava com saudade de um banho bom, que não inunda o banheiro inteiro!!!
Resumindo...: estou amando minha nova casa!!!!!!
Agora estamos nós três aqui no quarto das gurias, comendo, cada uma com seu notebook, conversando e olhando o noticiário francês!!!
E é isso... amanhã sigo procurando roupas quentes e baratas porqueeeeeeeee... o final de semana promete muito geloooo!!!
BEIJÃOOOOOO!
AMO VOCÊS!!!!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Que frio!!!

Olá!!!! Bom, hoje não tenho muito o que contar... meu dia começou cedo, as oito da manhã. Acordei e fui tomar café. Não tinha idéia de como estaria a temperatura, afinal, estava a 4 dias longe de Paris, então, não sei por quê, imaginei que não deveria estar muito frio e não coloquei muita roupa (2 camisetas, um blusão e um cachecol). Quase congeleiii caminhando até o metrô! Não sei quantos graus estava de manhã, mas o vento era cortante, e para piorar começou a nevar...
Cheguei ao ponto de encontro da turma às 10:30, no metrô Trocadero, direção Charles de Gaulle. De lá fomos passear pelo Trocadero, Torre Eiffel, Champs de Mars e Invalides. Apesar do frio, o passeio valeu a pena. O professor contou várias histórias... uma delas é a sobre a construção da Torre Eiffel. Ela foi feita por Gustave Eiffel, encomendada pela França para uma exposição que aconteceria em Paris, em 1889. O objetivo era destruí-la, logo após a exposição terminasse, mas a torre logo tornou-se o símbolo número 1 da cidade, e, claro, continua lá até hoje. Na época, foram feitos vários abaixo-assinados para que ela não fosse construída, pois todos achavam que como teria 300 metros de altura (na época o maior edifício de Paris tinha apenas 50 metros) os ventos a derrubariam. Mas Gustave Eiffel era expert em projetos que levavam em consideração a força dos ventos e fez a torre toda "furada"; são ferros cruzados com espaços entre si, pelos quais o vento passam e fazem com que a torre se mantenha sempre ereta, com uma oscilação mínima (o máximo que já oscilou foi 7 cm). Foi Gustave Eiffel também que projetou o braço da Estátua da Liberdade, em Nova York (o braço também contem espaços pelos quais o vento passa).


Uma foto da "Dama de Ferro", vista do Trocadero:


Depois do passeio, voltei até a praça Victor Hugo onde fica minha escola, e comprei meu almoço na boulangerie de sempre... macarrão parafuso com molho vermelho e paprica, cubos de muzzarela e rucula! Que delícia! E salgadinho de pimenta para finalizar hahaha... Tive aula até as 16, e foi muito legal, muitos ataques de riso entre eu, Francione e Emanuele, os três brasileiros da sala.
Após a aula peguei o metrô até a estação Denfert-Rochereau e fui conhecer meu futuro novo apartamento. As gurias (Priscila e Sofia) ainda não tinham chegado e esperei uns cinco minutos... o apartamento é um amor!!! Me mudo amanhã! Estou ansiosa!!!!
Depois voltei para casa e fiquei postando as fotos da viagem no orkut... espero que vocês gostem!!! Agora vou subir e arrumar minhas malas porque amanhã de manhã espero estar indo para o apartamento novo! UHUUUU!!!
Milhões de beijos!!!
AMO VOCÊS!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Roma e Veneza

Acabo de chegar em casa, após um final de semana maravilhoso!!! Vou tentar contar tudo aqui, espero que não esqueça nada!!!
Sexta acordei 7:00, tomei banho, terminei os últimos preparativos da mala e desci para o café da manhã. 9:30 peguei um táxi até o aeroporto de Orly. Meu vôo para Roma era só a 13:10, mas como eu não conhecia o aeroporto, quis ir bem cedo para ter bastante tempo para me localizar. 9:45 eu já estava dentro do aeroporto. Perguntei para a atendente da Easyjet (cia aérea low cost - vôos super baratos na europa) onde era o portão de embarque para o meu vôo e foi só seguir as placas que achei tudo! Muito fácil! A única coisa que estranhei foi que não tive que mostrar o passaporte para ninguém... mas tudo bem!!!
Fiquei esperando até as 13:00, passeando pela sala de embarque, vendo as vitrines, lendo revista, tomando coca e comendo um pringles. Até que o tempo passou bem rápido e logo eu já estava embarcando. O vôo foi super tranqüilo, e cheguei em Roma as 15:20, cinco minutos antes do tempo previsto. O dia estava liiiiiiindo, um sol, friozinho, perfeito!!! Saí direto do avião para um saguão vazio e depois saí direto para o saguão do aeroporto, sem passar por nenhuma alfândega. Achei meio estranho, mas como não vi nenhum policial, nenhum balcão, sentei num banco do saguão para esperar o Gabriel. Vi um casal conversando em português e me aproximei para perguntar se tinham passado por alguma alfândega, para fazer a imigração, e eles responderam que não. Então, fiquei mais calma. Comprei outro pringles e fiquei ouvindo meu ipod, esperando o Gabriel chegar.
O Gabriel chegou as 16:20, foi um dos primeiros a sair, e de novo eu senti aquela alegria que parece que o peito vai explodir! A gente acha que está bem sozinha, mas quando vê alguém que conhece e que gosta, tudo fica bem melhor! Mas daí ele me disse: "Passei pela imigração e..." e daí me apavorei!!! COMO ASSIM PASSOU PELA IMIGRAÇÃO??? Me desesperei! Liguei para a mãe, ela disse que não tinha problema, se eu não tinha passado o problema era deles, blablabla, mas mesmo assim, nada me tirava da cabeça de que eu estava sem carimbo nenhum no meu passaporte. E como eu ia sair do país se, legalmente, eu nem tinha entrado??? Que desespero! Então, eu e o Gabriel saímos atrás de uma polícia, alguém que pudesse nos dar alguma solução... fomos até a Polícia de Fronteira. Lá falamos em inglês com o cara (eu com a voz embargada já! que fiasquenta!) e o policial disse que era assim mesmo, quem vinha da França não precisava passar pela imigração, só da Inglaterra que precisava. UFA!!!!!!! Quase chorei de alívio! Não sei explicar porque eu fico tão nervosa em situações como essa.
Então fomos comprar nosso ticket de ônibus que nos deixaria na estação Termini. Só sabíamos que nosso hotel era próximo dessa estação, mais nada. O ônibus demorou um tempão para sair, e quando chegamos a estação Termini já era quase seis horas e já estava escuro. Pegamos um mapa e achamos a rua do nosso hotel (Giovani Gillioti) que era paralela a estação. Caminhamos muuuito até chegar ao hotel. Chegamos lá, só deixamos nossas coisas e saímos passear.

Foto de nós no ônibus, indo para a estação Termini:
Voltamos para a estação Termini, de onde saem muitos ônibus, e pegamos um que ia à Piazza Navona. Não sabíamos nem como comprar o ticket do ônibus, o motorista muito grosso nem quis nos explicar nada. A sorte que uma pasageira italiana falava inglês e comprou os tickets para nós numa máquina dentro do ônibus mesmo - 1 euro cada ticket. O transporte público de Roma é um caos!!! Não é nenhum pouco feito para turistas. Simplesmente não indica cada parada em que o ônibus chega, e a gente, totalmente perdido, foi indo e quando vimos já estávamos quase chegando a Piazza São Pedro, no Vaticano. Descemos então, uma parada antes, no Castelo Santo Ângelo. Lindo, lindo, lindo! Este castelo já foi residência de vários reis italianos, e também serviu como uma fortaleza segura para onde o papa poderia ir em casos de ameaça.
Depois, fomos caminhando até passar por essa igreja, chamada Chiesa Nuova, muito linda e grandiosa também.


De lá fomos caminhando pelas margens do rio Tibre, perguntando para as pessoas indicações de onde ficava a Piazza Navona. Demoramos, mas achamos! Para minha surpresa e também decepção, a praça estava completamente vazia, tão diferente do verão em que a noite borbulhava, cheia de artistas, bancas de quadros, caricaturistas, tocadores de violão. Até o restaurante hiper famoso Tre Scalini, estava fechado!!! As 19 da noite!!! Mas não desanimamos, e seguimos caminhando, com o objetivo de ir até a Fontana de Trevi.

Piazza Navona:


O barulho das águas nos avisou que estávamos chegando lá... Fontana de Trevi!!! Que fonte magnífica, linda, estonteante, totalmente incrível!!! E como reza a lenda atiramos juntos uma moedinha na fonte, fazendo um pedido. Ai, ai, nada mais romântico...



Depois da Fontana, fomos caminhando em busca de um restaurante, pois não tínhamos nem almoçado, quando de repente nos demos de cara com o Pantheon! Mesmo já o conhecendo, não tem como não ficar boba com a grandiosidade. Mas o que mais fascina é saber que foi construído no ano de 125. Sim! Mais de 1800 anos...! É o monumento mais bem preservado de Roma, e hoje abriga o túmulo de vários líderes italianos e também artistas importantes. Na fachada lê-se: "M.AGRIPPA.L.F.COS.TERT", que significa "Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul".



Ficamos um bom tempo admirando o Pantheon, e de lá seguimos para um restaurante que achamos barato, na saída (ou na entrada, depende do ponto de vista) da Piazza Navona. Muito gostoso o restaurante - comemos uma bruschetta de entrada, uma pizza cada um (Diávola, com pepperoni picante) e vinho por 10 euros. Depois do restaurante, fomos até um mercado e compramos uma garrafa de vinho. Estava muito frio, mas nem pensar em voltar para o hotel! Fomos até o Pantheon e sentamos nas escadas do obelisco que fica em frente ao monumento e tomamos nosso vinhozinho, conversando sobre os dias que tinhamos ficado longe um do outro! A noite estava linda, o céu cheio de estrelas, e um frio bom!!! Foi ótimo!

Foto no restaurante:


E tomando vinho no Pantheon hahahahahahaha:




Na volta pegamos um ônibus, mas como não tínhamos moedas para colocar na máquina de tickets que fica dentro do ônibus, não pudemos pagar. Só tínhamos moedas de 2 euros, e a máquina só aceitava moeda de 1 euro. Mas o que vale é a intenção, não é??? (Para explicar melhor... os ônibus em Roma não cobram entrada: ali tem uma máquina para comprar o ticket, e outra máquina, ao lado, para validar o ticket. Mas não há controle sobre isso -a não ser fiscais que dão incertas nos ônibus, cobrando os tickets-). Chegamos no hotel meia noite e pouco, cansados mas com a alma leve de tanta felicidade.
O dia seguinte, sábado, amanheceu lindo também!!! Sol radiante! Acordamos cedo e pegamos um Roma Open Tour, que é um ônibus turístico que vai parando nos pontos principais da cidade. Estava muuuuito frio! O primeiro lugar que descemos foi na Praça São Pedro, no Vaticano. Na praça ainda estava montado um presépio, muito bonito. A basílica de São Pedro é sem dúvida a igreja mais linda que existe, de todas que já vi!!! Entramos numa fila imensa para poder entrar e conhecê-la, mas valeu a pena... o Gabriel amou!!! Tiramos muitas fotos! O presépio dentro da Basílica é ainda mais lindo que o de fora... olhem as fotos.


No Open Tour:


Na Piazza São Pedro:


Basílica de São Pedro:



Presépio da Basílica:


No momento em que estávamos na basílica começou uma missa, numa de suas inúmeras capelas!!! Muito legal! Não dava para tirar foto, mas... nós tiramos mesmo assim!


Vimos também a estátua de São Pedro, em cujo pé todos querem tocar e fazer pedido. A gente não sabia disso, mas quando vimos todo mundo querendo pegar no pé do primeiro papa, entramos na fila também. Vocês não vão acreditar... o pé da estátua já não tem mais dedos, é uma coisa lisa, de tanto que as pessoas passam a mão! Sério!!!!



Depois de visitar a basílica fomos procurar um restaurante para almoçarmos, e em uma das várias ruazinhas do Vaticano achamos uma típica cantina italiana, muito aconchegante e boa de preço!!! Comemos macarrão e tomamos vinho! Uma delíciaaa!


Nas ruazinhas do Vaticano:


Após o passeio pela cidade do Vaticano, pegamos nosso Open Tour de novo e seguimos até o Coliseu. Que lugar incrível! Só de pensar em quanto tempo está ali, chega a arrepiar!!! O coliseu foi palco de vários combates entre gladiadores e também de duelos entre homens e animais, tudo oferecido gratuitamente ao público. Ao seu lado fica o Arco do Triunfo de Constantino. Mais adiante estão as ruínas do Fórum romano... não dá para acreditar em quanta história há em Roma!!! Realmente, não há outro nome que defina melhor Roma do que... Cidade Eterna.
O Arco de Constantino:
O Coliseu:

Depois do Coliseu, pegamos o ônibus de novo para a Piazza Navona, e agora sim, a praça estava cheia de artistas! Que clima bom!!! Ficamos ali vendo os desenhistas fazerem caricaturas das pessoas, e depois fomos jantar num restaurante perto...


Como nosso vôo para Veneza era as 07 da manhã, planejamos passar a noite no aeroporto Fiumicino, em Roma. Depois que jantamos (23h) pegamos um táxi até o aeroporto. Estava uma noite congelante!!! Fomos direto para o saguão de saída dos vôos que, obviamente, àquela hora estava completamente deserto. Mas estava quentiiinho, e as luzes não eram muito fortes... nos acomodamos em um dos bancos para dormir, achando que, talvez, a noite não fosse ser tão longa. Além de mim e do Gabriel, só havia uma mulher idosa, toda tapada de cobertor até a cabeça, dormindo num dos bancos. Quando fomos nos preparar para tentar dormir um pouco, surgiu um policial que disse que aquela parte do aeroporto fecharia em 40 minutos. Arregalamos os olhos! Ele disse que o saguão de chegada dos vôos ficava aberto a noite todo e que lá poderíamos ficar; ali, não.
Então, pegamos nossas coisas e fomos até o saguão de chegada dos vôos. Realmente, havia algumas pessoas ali, e o bar ainda estava aberto. Sentamos num dos bancos... mas o frio ali era insuportável!!! Coloquei todas as básicas que tinha levado e mesmo assim, acordei várias vezes tremendo durante a noite, tamanho era o frio daquele saguão. Sem falar no banco, duro, e sem lugar para apoiar a cabeça. Sério... que indiada! hahaha! Que tortura que foi a noite... acordava de meia em meia hora com o pescoço duro, abraçada na bolsa, tremendo de frio. Mas tudo vale a pena quando se está viajando... e, afinal, o destino era Veneza! O Gabriel, coitado, não dormiu a noite inteira, ficou andando pra lá e pra cá no saguão... E quando era 04:30 me acordou para irmos para o portão de embarque.
E lá fomos nós... para o quentinho do saguão de embarque. Que arrependimento de não ter desobedecido o policial e ter ficado dormindo ali! Estava muito quentinho! Como continuava vazio, embora já estivesse aberto, sentamos no mesmo banco da noite passada e dormimos mais uma hora e meia, nos aquecendo depois de ter passado tanto frio. Acho que nunca me senti tão cansada na vida!!! Acordamos com o exército italiano, entrando no saguão... mais de 100 soldados, todos fardados e com mala, dominaram o saguão inteiro... parecia um acampamento militar!!! Será que estavam indo para o Haiti??? Eu acho que sim!
Obs: as fotos do aeroporto estão com o Gabriel. :(
Então as 07:55 pegamos nosso vôo para Veneza, e não sei dizer se foi tranqüilo ou não o vôo, porque só acordei quando avião estava aterrissando no aeroporto Marco Polo, em Veneza. QUE FRIO! Saímos do avião e logo congelamos! Seguimos então para o balcão de informações, para saber como chegar até nosso hotel.
A mulher do atendimento ao turista não sabia onde ficava a rua do nosso hotel, mas nos informou que para chegarmos a Veneza propriamente dita (o aeroporto fica no continente), podíamos pegar o ônibus que saía da frente do aeroporto e nos deixaria na Piazzale Roma, em Veneza. Foi o que fizemos. Pegamos o tal ônibus e descemos na Piazzale Roma, sem ter idéia do que fazer a seguir. Fomos, então, ao atendimento ao turista na piazzale. Como existem anjos nesse mundo! E como nós somos sortudos!!! A mulher do balcão de informações nos deu todas as direções para chegarmos ao hotel, mostrou no mapa, e vendeu os tickets para qual barco pegar e onde pegar para chegar até o hotel.
E lá fomos nós, pegar o barco até o hotel!!! Não demorou muito e já estávamos desembarcando na estação que, segundo a mulher das informações, era próxima ao nosso hotel. Fomos procurando as ruas (a nossa era Santa Fosca) e, de repente, do nada, eu olho para o lado e lá estava... Hotel Tintoretto, o nosso hotel!!! Demos pulos de alegria! Como o quarto só seria liberado ao meio dia, e ainda eram 9 horas, fomos passear pelas redondezas, e paramos num supermercado onde compramos sanduíches de salame e croissant e devoramos, loucos de fome. Ao meio dia entramos no hotel, tomamos um banho e saímos apressados para aproveitar o dia!!!
Fachada do hotel:


Para começar... um passeio de gôndola!!! Foi perfeito!!! O gondoleiro foi assoviando canções italianas, e nós só curtindo a paisagem.... lindo, não há palavras para resumir a alegria e felicidade do momento!!!


Depois do passeio, fomos até a Piazza São Marco, o ponto turístico principal de Veneza, onde fica também o Palazzo Ducale, ou Palácio dos Doges, que abrigava os governantes da República de Veneza. Lá, subimos na torre da Basílica de São Marcos, que tem uma vista linda da praça e do mar do Grande Canal. A Basílica também é linda, recoberta de ouro por dentro... não podia tirar fotos, mas é claro que nós tiramos!

Depois da visita à Basilica, caminhamos pela beira do Grande Canal, olhando as tendinhas que vendem de tudo, mas, principalmente, as famosas máscaras de Veneza!!! Fui com a cabeça feita para comprar outra máscara, mas nenhuma me conquistou... acabei não comprando nada, só admirando!

Fomos almoçar num restaurantezinho com promoção de salada + pizza + refri por 8 euros. Foi uma delícia... coisa boa comer saladinha, uma coisa saudável, depois de tanto carboidrato. Mas o momento saúde light durou pouco, porque logo depois veio uma pizza enorme que devoramos!!! Gabriel pediu salame picante e eu atum com cebola - cada um comeu metade de cada pizza.
Passeamos até anoitecer pelas ruelinhas lindas de Veneza, com as pontes charmosas e românticas repletas de turistas. Foi a primeira vez que senti frio, realmente, na Europa! Estava congelante!!! A luva não adiantava e os dedos do pé doíam, pareciam que estavam congelados!!! Então, para nos aquecer, fomos tomar uma sangría, que nada mais é do que uma calda de vinho bem quente, com frutas! QUE DELÍCIA!!!!! O clima no bar que vendia a sangría também não podia ser melhor, os funcionários hiper jovens dançando, muito divertido!!! Pegamos uma sangría e saímos caminhando, e depois voltamos e tomamos outra, sentados no bar. Passamos o resto da noite passeando pela cidade mais romântica do mundo!!! Que sonho!!!!!!

Hoje acordamos cedo, tomamos café e saímos passeando... conhecemos a segunda ponte mais famosa de Veneza, depois de Rialto, a ponte da Accademia. A vista é linda, olhem a foto:

Depois pegamos um barco que nos deixou direto no aeroporto Marco Polo. Para entrar neste barco tinha que passar por uma pontezinha que era só um pedaço de madeira, que unia o cais ao barco... sabendo que o Gabriel é muito desastrado eu disse "Cuidado com a pontezinha aqui Gabriel, já que tu é meio tontinho". Foi só eu entrar no barco pra levar um tombaçoooo!!! Desci de bunda uma escadinha, todo barco olhou pra mim, que vergonha!!! Hahahahaha! Bem feito, fui falar do Gabriel e quem caiu fui eu! hahaha!
Bom, chegamos no aeroporto as 14h e meu avião só saía as 16:55, o do Gabriel as 17:00. Ficamos passeando pelo aeroporto, vendo as vitrines das lojas. Tomamos um sorvete delicioso enquanto esperávamos o vôo.. e às 16:20 nos despedimos, e eu embarquei para Paris. O vôo foi super tranqüilo, e cheguei as 18:30. A volta para casa que foi demorada, pois o trânsito estava muito lento, e quando eu achei que o taxista já estava perdido, avistei a esquina familiar da floricultura, na saída do metrô que pego.
Tomando sorvete no aeroporto Marco Polo, Veneza:

É muito bom viajar, mas também é muito bom voltar!!!!
Amanhã já tenho o dia programado.... mas amanhã eu conto!
MIL BEIJOS!!!!!!!
QUE SAUDADE!
AMO VOCÊS!
E se o post teve muitos erros de português me desculpem, é que estou muiiiito cansada, mas não podia deixar de postar no blog!
>>>> Mais fotos no orkut, amanhã!!!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ainda na onda dos SOLDES (2 por 1)

Como o tio Cris disse, na onda dos soldes parisienses, aqui vão dois dias em um post hehehe!
Começando então por ontem... ontem, quarta-feira, acordei cedo e peguei o metrô até a estação Saint Paul. Lá segui para o Museu Carnavalet, que é um museu que conta toda a história de Paris, desde sua construção até os dias mais próximos (não exatamente até hoje), através de esculturas, quadros, achados, maquetes, e peças decoradas com móveis de cada época. É muuuuuito legal! A entrada é gratuita para todos e o museu é de um tamanho razoável; com certeza dá para vê-lo inteiro em duas horas e meia.
Se começa pela Paris da idade média, com muitos quadros e achados de escavações... depois Paris dos séculos XV a XX... cada aposento que eles remontaram é de um estilo, segundo o rei da época (ex: estilo Luís XIV, estilo Luís XV...), e tem vários quadros retratando momentos importantes pelos quais Paris passou, como, por exemplo, inúmeros quadro sobre a Queda da Bastilha, e início da Revolução Francesa, etc, etc! E os quadros mais recentes mostram a vida parisiense nos cafés, nas soirées, bailes que aconteciam no início do século XX... É tudo encantador!
Olhem essa maquete que mostra a praça do Hôtel de Ville tomada pelos parisienses, quando da visita do duque de Orleans a Paris, em 31 de julho de 1830:




Sim, isso é uma maquete, não um quadro! E há maquetes de tudo... da área de Notre Dame, de pontes de Paris, etc etc! Uma mais perfeita que a outra! Tu ia amarrrr Mariana!!! hahahaha

O museu não tem bem uma fachada, mas eu tirei uma foto onde fica a entrada principal:


Depois do museu, peguei um trem direto para a escola. Depois da aula dei uma volta pelas redondezas do bairro procurando um lugar que vendesse pen drive e memory card para a máquina, mas por incrível que pareça não achei loja nenhuma! Uma loja de informática que entrei não tinha nenhum dos dois. É como a mãe falou... às vezes parece que a modernidade ainda não alcançou os parisienses.

Hoje acordei cedo, tomei café e peguei o metrô para Sévres-Babylone e de lá fui até o Le Bon Marché, que é uma grande magazine de Paris, parecida (muito pouco) com as Galerias Laffayette. Que decepção! Cheguei achando que ia encontrar uma Laffayette 2, mas que nada... tudo pouquinho, tudo feio, tudo sem graça, e tudo muito, mas MUITO caro. De "bon marché" (bom preço) não tinha nada. Básicas sem graças por 200 euros, cachecol de lã simples como qualquer um por 150 euros. Um roubo só! Saí correndo da loja... e fui caminhar pelo bairro, que é o Quartier Latin e depois peguei o metrô para a escola novamente...

Depois da aula fui direto para a Champs Elysées dar mais uma olhada nos soldes e aí sim, realmente achei os tais soldes!!! E na Champs Elysées, onde achei que tudo seria mais caro!!! As roupas estavam com um preço ótimo, embora nem todas fossem bonitas. A Zara então tava dando roupas, praticamente, casacos de lã por 30 euros, básicas por 9 euros... mas acabei comprando na Gap mesmo, duas básicas por 15 euros e lindas!

O dia hoje estava liiiindo, o céu azul clarinho e não muito frio... até andei sem luvas! Coisa boa quando o dia está assim, parece que todo mundo fica mais alegre.

Agora estou em casa, daqui a pouco vou subir para arrumar a mochila da viagem. Sim, mochila, porque como o vôo é lowcost (vôo super baratos) não pode levar bagagem, só mochila de mão. Por isso vou entrouxada de roupa, pra não levar muita coisa na mão hahaha! Só quero ver! E já to sentindo um frio na barriga... minha primeira viagem de avião totalmente sozinha! Se o avião der qualquer tremelique já vi que vou me agarrar na pessoa sentada do meu lado! HAHAHA!

BEIJÕES PARA TODOS E ATÉ TERÇA FEIRA!!!!!!!!!!

ROMA E VENEZA AÍ VOU EU!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vale do Loire

Oi!!!! Quanto tempo, né! Pois é! Hoje o post vai ser imenso porque tenho muuuuitas coisas para contar! Espero lembrar de tudo!
Vou começar contando o meu dia de sexta-feira, dia 15 de janeiro. Acordei as oito horas, tomei café da manhã e peguei o metrô até a estação Varenne, que é onde fica o Museu Rodin. Lá não paguei nada para entrar, coisa boa! O museu fica na antiga casa de Rodin, o chamado Hôtel de Biron. É aquela arquitetura clássica de Paris, muito linda, e as obras ficam espalhadas pelos cômodos e também pelo grande jardim.
Essa não é bem a fachada, é a parte de trás da casa... aí dentro fica o museu propriamente dito, mas a escultura mais famosa de Rodin, O Pensador, fica fora, no jardim, que é de onde se tem esta vista da casa.
No museu também estão as obras de Camille Claudel, musa de Rodin e também sua amante - lembram daquela história que eu contei??? Que ela enlouqueceu porque Rodin não quis ficar com ela, e foi internada num hospício por 45 anos?? É essa mesma, Camille Claudel. Muito lindas as esculturas que ela fez também... vou colocar fotos das esculturas que eu mais gostei.

Essa escultura se chama La Vague (A Onda), de Camille Claudel.
Agora, fotos das esculturas que mais gostei de Rodin:


Le Baiser (O beijo), de Rodin.


E essa é óbvia, a mais famosa de todas, O Pensador. É mesmo incrível, perfeita, parece que um homem foi mesmo "empedrado" ali na hora em que estava pensando.
Andando pelo jardim há outras inúmeras obras... O museu em si é bem pequeno, e a visita durou mais ou menos uma hora e meia. Saí de lá e fui indo a pé em direção ao Trocadero, meu lugar favorito em Paris. Não porque quisesse ir lá (mas eu sempre quero), mas porque também o Trocadero fica a uns 15 minutos da escola. Lá tirei essa foto:



Que lugar perfeito!!! É um silêncio... acho que todo mundo fica meio abobalhado com essa vista da torre, que é espetacular!!! De lá fui direto para a escola, e em 15 minutos estava entrando na aula. Foi bem legal, mas nada de mais para contar. Saí da escola as 16:30 e fui direto para a casa, arrumar as malas para a viagem. Arrumei tudo correndo e as 18:30 peguei o metrô direto para a estação Gare du Nord, que era onde o Gabriel ia chegar de Londres, de trem.

Cheguei lá super adiantada, porque o trem do Gabriel só chegava as 19:17. Fui direto para a plataforma onde o trem do Gabriel ia chegar, e lá tinha um aviso dizendo que o trem que chegaria naquela plataforma estava atrasado e os passageiros tinham sido colocados em outro trem, que só chegaria as 21:40. Meu coração deu um pulo! Imagina! Daí fui falar com o guarda da estação, e ele foi pedir informações sobre o atraso do trem, e, enfim, acabei descobrindo que o trem do Gabriel estava na hora, o que tinha se atrasado era outro. Então, mais tranqüila, fui dar uma volta pela estação, olhar as lojinhas, fazer tempo enquanto o trem não chegava. 19:10 fui para o portão de chegada do trem e pontualmente as 19:17 o trem chegou. O Gabriel foi um dos primeiros a descer! Aiii que felicidade em ver alguém conhecido! Tivemos um ataque de riso!!! Coisa boa, que sensação boa!!!!

Daí pegamos o metrô e fomos direto para o hotel. Deixamos nossas coisas lá e fomos procurar um bar para sentar e conversar. Achamos um muito legal, não lembro o nome da rua, mas era uma entrada da Rua Lafayette. A música era super alta, e estilo caribenho, exatamente como eu gosto! E todo a luz de velas! Perfeito! Sentamos numa mesinha pra dois e pedimos uma cerveja. E assim foi até meia noite (a cerveja virou Piña Colada, promoção do bar por 5 euros)... cada um tendo mais o que contar que o outro, muuuuitas novidades, muitas histórias!!! Coisa boa!!!! Foi ótimo! Na volta passamos no Mc e pegamos uma batata frita grande, que para nossa surpresa não era aquelas palito, como no Brasil, e sim batata inglesa mesmo, cortada em fatias grandes! Fomos comendo e andando, até que nos demos conta que estávamos totalmente perdidos e tivemos que pegar o metrô. Descemos duas paradas adiante, na frente do nosso hotel, ou seja, estavamos MUITO perto e não nos demos conta! No brilho total... hahaha!

No sábado pegamos o metrô super cedo (6:00) em direção a estação Victor Hugo, na praça Victor Hugo, que era da onde ia sair o ônibus da nossa excursão para o Vale do Loire, as 7:00. Como o metrô de manhã é muito mais lento!!! Nossa! Comecei a ficar com medo que a gente se atrasasse quando vi que não estávamos nem na metade do percurso e já eram 6:40. Para piorar a situação, o trem parou numa estação e desligou as luzes, exatamente como já tinha acontecido uma vez anteriormente. Daí o cara falou em francês que o trem ia demorar mais alguns minutos naquela estação. Comecei a me apavorar hahahaha! Liguei para a Claire, a mulher que estava organizando a excursão, e avisei que iamos nos atrasar. E esperamos, porque não tinhamos mais o que fazer a não ser esperar!

Passados uns 10 minutos o trem recomeçou a andar. E eu rezando para que ele voasse!!! Chegamos na praça Victor Hugo as 7 e pouco e subimos no ônibus. Mas ainda ficamos esperando até as 8 as pessoas chegarem... nesse meio tempo eu e o Gabriel devoramos um croissant (que eu peguei da minha residência) e um bolo de chocolate, que ele comprou na estação de trem de Londres. Eu deixei cair um pedaço de bolo, mas nem dei muita bola... quando vimos tudo estava sujo de chocolate, a minha bolsa, minhas calças, meu casaco, a calça do Gabriel! Uma sujeira só! Tivemos outro ataque de riso hahaha! Uma foto da gente indo para o Vale do Loire:

Então partimos para o Vale do Loire... Chegamos as 10 horas direto no castelo de Cheverny. É um castelo que ainda tem donos particulares, uma família, que lá mora, na ala direita do Castelo. O desenho do Rintintin foi inspirado nesse castelo. Ele é todo mobiliado, com os móveis da época, e é muito lindo! Mas não parece tanto um castelo, parece mais uma mansão.

Uma coisa que me chamou atenção foi a vaidade dos donos do castelo. Há fotos deles espalhadas por todo canto do lugar em que se pode fazer a visitação... foto do dia do casamento, fotos da família, do dono do castelo fazendo equitação... tirei uma foto de uma foto da família, só por curiosidade, vou colocar aqui: De lá seguimos para a cidade de Blois, onde almoçamos. Eu e o Gabriel comemos cada um uma baguete enorme recheada, e ainda dividimos mais outra! Muito gulosos! Hahaha! Depois saímos caminhando pelo centrinho, vou colocar uma foto:

De Blois partimos para o Castelo de Chaumont. Por fora ele é lindooo! Parece uma fortaleza, o estilo é bem gótico. Foi lá que viveu Diana de Poitiers, depois que o rei Henrique II de quem era amante, faleceu. A rainha Catarina de Médici propôs a ela que fosse para este palácio, deixando o palácio de Chenonceau para ela.

Neste castelo estava acontecendo uma exposição de uma artista grega... arte moderna... que na minha opinião de arte não tinha nada porque era um monte de pedra amarrada numas cordas, uma coisa muito sinistra! hauhaua!

A vista do pátio do castelo era muito linda. Olhem só:

De lá fomos para uma vínicola, fazer visitação e degustação. Muito legal o passeio! Vimos toda produção, as garrafas estocadas, tudo o mais... e no final, degustamos três tipos de vinho: champanhe brut, champanhe rose e vinho branco. Um melhor que o outro! E os vinhos eram muito baratos, tipo uns 6 euros, mas não quis comprar nenhum porque não sabia se o pessoal do Brasil ia gostar, porque eu achei muito doce (ou seja, amei)! Uma foto da fachada da vinícola:


E uma foto degustando um vinho branco:


Da vínicola fomos para o hotel, na cidade de Tours. Tomamos banho e saímos para procurar um lugar legal para comermos. Fomos caminhando até que chegamos no Hotel de Ville de Tours, a prefeitura da cidade. Muito linda, olhem a foto:


Depois achamos um restaurantezinho chinês muito aconchegante e barato, onde eu comi um frango com legumos apimentado e arroz branco (que saudade de arroz branco, principalmente o da mãe)!

No dia seguinte, depois do café da manhã, saímos em direção ao castelo de Chenonceau. A fachada estava em restauração, e não deu pra ver muito bem... Mesmo assim, foi o castelo mais lindo por dentro! Todo mobiliado, perfeito, com os móveis da época, e cheio de história, que foi o que eu mais gostei. Tem os quartos da rainha Catarina de Médici, esposa do rei Henrique II, o quarto de Diana de Poitiers, amante do rei (sim, ela também tinha um quarto no mesmo castelo da esposa!), salas lindíssimas, etc, etc. O que mais me chamou atenção foi o quarto inteiramente negro de Luisa de Lorena, que mandou pintar o quarto todo de preto após a morte de seu marido, Henrique III, filho de Catarina de Médici. É muito chocante. Olha a foto:

Esse castelo também possui uma torre muito antiga, chamada torre dos Marques, uma torre que fazia parte do primeiro castelo que ali estava, cujos proprietários eram a família Marques. No século XVI, Thomas Bohier e sua mulher Katherine Briçonnet (construtores do castelo de Chenonceau) mandaram demolir este antigo castelo e somente deixaram intacta esta torre. Ainda existe também, do lado dessa torre, um poço com o emblema da família Marques. Dá até um arrepio pensar no quão antigo é tudo isso! Olhem a foto da torre:
O castelo de Chenonceau é conhecido como o castelo das Damas, porque lá habitaram muitas mulheres. Catarina de Médici e Diana de Poitiers tinham cada uma o seu próprio jardim. Vou colocar a foto do jardim de Diana de Poitiers, que foi o que eu achei mais bonito. Não dá pra ver mto bem mas no meio do jardim, que é todo arquitetado, tem um chafariz.

Depois do castelo de Chenonceau, fomos almoçar em Amboise. Eu e o Gabriel devoramos cada um uma pizza de Pepperoni! Estava ótima!!! A foto abaixo é uma vista do vale do Loire:

Depois seguimos para o castelo mais lindo de todos... O Castelo de Chambord:

As torres do castelo:
Esse foi o castelo mais lindo de todos! É muito perfeito por fora! Cheio de torres... imenso! Foi construído por Francisco I para servir a atividade da caça, paixão do rei. A escada central foi projetada por Leonardo da Vinci, de modo que as pessoas que subam não enxerguem as pessoas que descem. Posso dizer que é uma coisa meio estranha... ouvimos o tempo inteiro o barulho das pessoas descendo, e realmente passamos uns bons minutos sem ver ninguém descendo enquanto subimos, mas de repente surge alguém no sentido contrário. Então acho que não deu muito certo o projeto de Da Vinci. hauhaua!

O castelo serviu como um dos abrigos da Mona Lisa durante a Segunda Guerra Mundial. Lá também está exposto os sapatos manchados de sangue que a duquesa de Berry usava quando seu marido foi assassinado por um fanático que era contra a monarquia.

Depois deste castelo a viagem acabou. Chegamos em Paris as 19:30, e eu e o Gabriel fomos direto para a Haagen Dazs da praça Victor Hugo comer um fondue de sorvete! Sim!!! Que idéia maravilhosa né? Como ninguém tinha pensado nisso antes? Hahaha! São 18 bolinhas do melhor sorvete do mundo, um acompanhamento que pode escolher (escolhemos frutas exóticas) e chocolate ao leite! Só de me lembrar já dá água na boca... Olhem as fotos:



E assim acabou nosso final de semana!!! Foi ótimo, aproveitamos todos os momentos! Amei!

Hoje retomei a rotina... de manhã cedo fui num passeio com a turma pela área do Palais Royal, onde hoje funciona o Conselho de Estado. Depois fomos andando até a Biblioteca Nacional, onde eu quase pirei porque não entramos nas salas onde estavam as estantes de livro! Mas tirei uma foto da porta... olhem as estantes até o teto cheias de livros, QUE SONHO!!! Planejo voltar lá semana que vem!

E assim acaba o post!!! Amanhã ainda não tenho nenhum passeio programado, vou dar uma olhada no guia antes de dormir. Nesta sexta estou com viagem marcada para Roma. Vou encontrar com o Gabriel lá. Ficamos em Roma até domingo, de onde partimos para Veneza. Volto na segunda, cheia de histórias de novo!

AMO VOCÊS!!!! ATÉ AMANHÃ!!!

COMENTEM!!!

Ahhh... e para verem mais fotos, olhem meu orkut!!!!!!!!!