domingo, 21 de fevereiro de 2010

BARCELONA - Espanha.

Olá!!! Primeiro vou contar bem resumidamente minha quinta-feira passada em Paris. Acordei e fui pra aula, depois fui direto a pé ao Trocadero, admirar um pouco a vista do meu ponto turístico favorito em Paris. Fiquei lá alguns minutos, saboreando um crepes de Nuttela e olhando para Torre Eiffel. O tempo estava muito bom, até calorzinho... foi ótimo. E para completar a vista espetacular, um arco-íris enorme surgiu quase ao lado da Torre Eiffel. Olhem só isso:



Depois fui para casa e, quando as gurias chegaram, fomos para a pizzaria Enzo, aqui na esquina de casa, conforme tínhamos combinado. Mas a fila de espera da pizzaria estava em 40 minutos, então resolvemos ir beber um chopp na Chopp Daguerre. Foi muito bommm.. o dono do bar super simpático, nos deu duas porções de batata frita de graça e ficou conversando conosco. Bebemos dois chopps cada e depois voltamos para a pizzaria. Lá comi uma pizza cheeeia de queijo e bacon... muito boa, mas comi tanto que fiquei mal. Só queria dormir depois!

Sexta-feira acordei as 4 horas da manhã, 4:40 já estava pronta e esperando o táxi que chegaria as 05. Fiquei olhando pela janela até que vi o táxi chegar. A viagem até o aeroporto Charles de Gaulle durou meia hora, e eu fui todo percurso meio dormindo, meio acordada. Cheguei lá 05:30, meu portão nem tinha sido atualizado ainda nas televisões do aeroporto... então sentei, apoiei a cabeça na mala e dormi mais um pouco. 06:10 acordei e fui olhar a tv... lá estava o portão. Passei pelo raio X e já entrei na sala de embarque, vazia àquela hora. As 07:25 abriram o embarque para o meu vôo, e as 07:55 o avião decolou com destino à Barcelona.
A viagem foi tranqüila, dormi o tempo inteiro. Cheguei lá e só esperei uns 5 minutos até o Gabriel sair do portão no portão de desembarques também. Estava tão feliz, mas tão feliz, que já amei Barcelona logo de cara. Já na saída do aeroporto deu para perceber o clima da cidade - há uma avenida cheia de palmeiras lindíssimas! E isso que estamos no inverno! Sem falar no clima... super gostoso, até calorzinho.
Pegamos então o AeroBus até a Praça Catalunha. De lá fomos caminhando pela La Rambla que é a avenida mais movimentada da cidade. Ela é um enorme calçadão, cheio de lojinhas e aquelas pessoas que ficam de estátuas, sabem? Tinha cada uma muito engraçada... Nosso hotel era super bem localizado, logo dobrando o Liceu, que é a Ópera de Barcelona. Só deixamos nossas coisas lá e saímos para passear e aproveitar o dia.
Mercado La Boqueria - La Rambla, Barcelona.

La Rambla.


Na Praça Catalunha compramos o CityTour por dois dias e fomos correndo pegar o ônibus do outro lado da praça. Foi, sem dúvida, o melhor CityTour de todas as cidades que já fomos. Até mesmo de Paris, tenho que admitir. Talvez por ser uma cidade ainda jovem e sedenta por turistas, o CityTour de Barcelona oferece por um só preço (29 euros - 2 dias) 3 rotas diferentes cobrindo simplesmente TODOS as atrações da cidade. Chega a ser quase impossível fazer os três percursos, mas eles existem.
Ainda no hotel mesmo, sem querer estava olhando para uma pilha de folhetos em cima do balcão e vi que teria jogo do Barcelona naquele sábado. Então, quando estávamos fazendo o passeio do CityTour descemos do ônibus na parada Camp Nou - o campo do Barcelona. Lá fomos correndo comprar nossos ingressos para o jogo Barcelona X Santander. Olha que emoção!!!



Depois de dar uma volta pelo estádio, pegamos o ônibus de novo e fomos almoçar no Hard Rock Cafe. Lá comemos nachos, bebemos cerveja, e de sobremesa pedimos uma taça de sorvete! Uma delícia.


Praça Catalunha.


Depois do Hard Rock demos uma volta pela Praça Catalunha, e o tempo começou a virar... pegamos o ônibus e continuamos passeando por todos os pontos turísticos e paramos em Praça Espanha para vermos o show das fontes, que a recepcionista do hotel nos disse que não poderíamos perder. Assim que descemos do ônibus desabouuuuuuu o mundo, chovia muito, e a gente tinha deixado o guarda-chuva em casa. Resumo: o show foi um fracasso, porque o lugar era ao ar livre, então só quem tinha guarda-chuva conseguiu chegar bem perto, e, acreditem, nós não éramos os únicos desprevinidos - a maioria estava igualmente enxarcada, encolhidinha embaixo de um viaduto para ver o show à distância.
Decidimos ir para o hotel pegar o guarda-chuva e sair para passear depois, mas como já eram quase nove horas, o cansaço nos venceu, e acabamos comprando vinho para acompanhar o amendoim salgado que o Gabriel comprara no aeroporto e ficamos por lá mesmo.
O dia seguinte amanheceu perfeito!!! Nem nos meus pensamentos mais otimistas eu imaginava que o dia amanheceria assim... E do começo ao fim foi tudo maravilhoso. Acordamos super cedo e as 8:30 já estávamos passando no Starbucks para pegar um cafézinho, no caminho para a Catedral de Barcelona, que fica no famoso Bairro Gótico e muito pertinho do nosso hotel.

Uma pena que a Catedral estivesse em reformas, porque a fachada parecia ser linda. Por dentro ela é muito linda, suntuosa.




Pegamos o nosso ônibus lá mesmo, na parada do Bairro Gótico, e seguimos o passeio... descemos logo mais, na La Pedrera, prédio construído pelo arquiteto mais célebre da cidade - Antoni Gaudí. Ele está por toda parte, e tudo na cidade leva o nome dele, desde bares de "tapas" até lojas de souvenir. E, realmente, a obra é impressionante. Marcada pelo modernismo, é diferente de tudo que já vi.


O prédio parece ter sido todo esculpido em um só bloco de pedra, assim como outra obra de Gaudí, a Sagrada Família, que mais tarde vou falar. Mas o mais fantástico de tudo é o terraço, onde há várias esculturas enormes, onduladas, estranhas mas ao mesmo tempo fantásticas e liiindas!!!
La Pedrera abriga também um museu que remonta uma residência típica burguesa de Barcelona do século XIX. Eu fiquei impressionada como as coisas já eram bem modernas, não muito diferente das casas de hoje. Lá tem também um Espaço Gaudí com maquetes de várias obras do artista.
De La Pedrera (também conhecida como Casa Milà) fomos caminhando até uma rua que possui casas lindas e modernistas, uma competindo com a outra nesses setores, e por isso aquela parte recebeu o nome de "Maçã da Discórdia".

A casa mais da direita é a chamada Casa Battló e foi construída por Gaudí. Seu telhado assemelha-se a escamas de dragão, uma amostra de como o arquiteto era ligado à mitologia embora fosse um católico fervoroso.
De lá pegamos o ônibus até a Sagrada Família, igreja inacabada, sonho da vida de Gaudí. Ele começou sua construção em 1882 e não conseguiu termina-la. A igreja segue em construção até hoje e tem previsão de finalizar suas obras somente em 2030 pois depende exclusivamente de doações de seus visitantes. Há duas fachadas nesta igreja - a fachada da Paixão feita por Josep Subirachs e a fachada da Natividade, essa sim obra de Gaudí. A igreja parece aqueles castelos de areia molhada, em que vamos pingando a areia e vai se formando as torres. Olhem as fotos:

Fachada da Paixão.

Fachada da Natividade - Gaudí.

Compramos o ticket e entramos na igreja. Foi uma decepão porque imaginávamos que pelo menos uma boa parte já estivesse pronta, e que as construções fossem apenas reparações, sei lá! Mas toda a nave da igreja, tudo, toda a parte principal, estava coberta por andaimes e pedreiro trabalhando.

Saímos da Sagrada Família, pegamos o ônibus novamente e fomos até o Parc Güell, outra obra de Gaudí. O parque é lindissimo!!! Acho que foi o ponto turístico que mais gostei em Barcelona. Em cada canto tem um toque de Gaudí, principalmente pela sua marca registrada... a técnica do Trencadís, que consiste em quebrar azulejos e os dispor novamente, deixando um espaço entre as partes quebradas. Deu para entender? hehehe


Na chegada ao Parc Güell, com um modelo do famoso Dragão de trencadís de Gaudí.

Entrada do Parc Güell
Vista do Parc Güell. Gabriel e eu com o Dragão de Troncadís de Gaudí - é um dos maiores pontos turísticos da cidade.

No parque inteiro há vários artistas, tocando de violino à berimbau, tambor à harpa. Subindo a escada pode-se ter uma vista linda de Barcelona. Conseguimos avistar até mesmo a praia, que brilhava sob o sol! Que cidade linda!!!!

Depois do passeio no Parc pegamos um metrô e voltamos para La Rambla, onde almoçamos uma parrilla (não lembro como se escreve) de frango e pedimos as famosas "tapas", que são os nossos aperitivos. Lá eles tem váááários tipos de tapas, um mais diferente que o outro. Pedimos omelete espanhol e chorizo. Adoramos!!!!

Depois fomos fazer as compras dos souvenirs pela Rambla. Não existe lugar melhor para pechinchar do que em Barcelona! Os vendedores simplesmente baixavam o preço de 40 euros para 15 euros. E assim ia... só numa loja que entramos para perguntar o preço da bandeira da Espanha e o vendedor disse "10 euros" e a gente não conseguiu segurar o riso! 10 euros, que absurdo!!! Na loja da frente tinhamos pechinchado de 5 euros para 3 euros! E em outra loja que a gente entrou para fazer nossa pesquisa de preços, o vendedor coitado não aguentava mais nos mostrar as coisas e uma hora disse: MÁ QUE COSA!!! NÃO GÓTA NADA! QUE COSSA! A gente se matou rindo!!! Foi muito engraçado!

Deixamos as compras no hotel e na saída assistimos a uma banda e a um desfile de Carnaval passando bem em frente a nossa rua. A banda tinha várias performances, e a batida era muito legal. Fomos acompanhando ela e dançando até chegarmos na La Rambla de novo. Filmei tudo com a máquina digital mas estou muito cansada, vou postar outro dia aqui, prometo!

Depois do almoço pegamos o metrô e fomos direto para a Barceloneta. É uma área ao lado do Port Olimpic, onde fica o cais cheio de barcos. Toda orla do bar é cheio de palmeiras e barzinhos, que estavam lotados. O dia estava muito perfeito, e caminhando por ali só pensávamos em como seria bom um chimarrão para tomarmos ali, apreciando a vista.


Caminhamos mais um pouco até que chegamos.... na PRAIA!!! Nada explica nossa felicidade!!! Não hesitamos em tirar os calçados e pisar na areia, e depois molhar os pés no mar. A praia estava cheia de jovens, uns jogando bola, outros lendo, outros simplesmente só olhando o mar. E foi o que fizemos, ficamos um bom tempo ali, conversando, admirando a paisagem... que coisa maravilhosa!!!

Saímos de lá, com muita relutância, e fomos diretamente para o estádio do Barcelona. Chegamos lá e compramos cachecóis do time para entrar no clima. Entramos no estádio e fomos procurar nossos lugares - sim, eram lugares marcados, no melhor estilo europeu de organizar tudo. Chegamos faltando ainda uma hora para o jogo começar. Aos poucos o estádio foi lotando, e por fim, era difícil achar um assento desocupado! Era muita gente! O estádio era lindo, mas as arquibancadas... mais íngremes impossível, quem tem medo de altura decididamente não pode ir nas cadeiras mais altas. Chegada ao estádio do Barcelona.


Chegando nos nossos lugares... estádio ainda vazio.
Antes de começar o jogo pediram um minuto de silêncio para um dirigente do time que tinha falecido. Impressionante, o estádio ficou totalmente quiete, ninguém dava um pio, e colocaram uma música de enterro. Ai foi estranho!
O jogo começou pontualmente as 20h, e já dava para ver a diferença entre os jogos brasileiros e os jogos europeus. O que mais chama atenção são duas coisas: primeiro os torcedores são demasiadamente comportados, os jogadores podem estar na boca do gol que eles ainda estão sentados aplaudindo o cruzamente que deu origem a tal lance. Quando sai gol sim eles se levantam (nem todos) e gritam. A segunda coisa estranha é o jeito dos jogadores jogarem... não há marcação!!! Eles ficam a maior parte do tempo espalhados pelo campo e um empurrão é muito, mas muito raro.
Estádio lotadinho!!! Vamos Barça!!!!!!!

Eu fiquei o tempo inteiro pensando no Pepique, no quanto ele amaria aquele momento!!! Pena que não tinha uma caneta e um papel para escrever o nome dele e tirar uma foto! Maninho, a próxima vez nós estaremos lá juntos, vendo Barça X Real Madrid - imagina?????

O jogo foi ótimo!!! Demos muita sorte... Barcelona 4 X 0 Santander. E a torcida gritava sem parar "TÍTÍ, TÍTÍ, TÍTÍ" para o Thierry Henry. Outro ídolo deles também é o Puyol e o Messi, claro. Pena que o Daniel Alves não jogou, o recepcionista do nosso hotel ama ele, diz que é o melhor jogador do mundo para ele.

Foto do placar, no final do jogo.

Depois do jogo seguimos com a multidão até o metrô e descemos em Praça Catalunha. Então fizemos um programa bem espanhol: saímos de tapas! hahaha! Esse é o nome que se dá quando se vai de bar em bar comendo tapas e bebendo uma cervejinha. Mas fomos em só dois bares porque as tapas enganam - parecem baratas, mas na verdade são muito caras porque vêm em pouca quantidade.

Hoje acordamos cedo e fomos pegar o ônibus que nos levaria ao aeroporto de Girona, a 90km de Barcelona, para pegarmos nosso avião. Chegando lá, que surpresa... o próximo ônibus só saíria as 09:30, chegando lá no aeroporto as 10:45 - só dez minutos antes da saída do meu vôo. Impossível! Tivemos que pegar um taxi supeeeeeeeeeer caro até o aeroporto. Mas em compensação chegamos com folga de tempo, fizemos tudo com calma, e as onze eu já estava voando de volta a Paris.

Chegando aqui mais confusão. Fui até a Gare du Nord ver se teria trem para Bruxelas amanhã e fui informada de que meu trem fora cancelado. A mulher era tão estúpida, me deixou falando sozinha, mas eu esperei até ela voltar e pelo o que eu entendi poderei pegar outro trem só mostrando meu ticket... ou seja, amanhã vou para a estação ver o que vai dar. Se não conseguir embarcar num trem só poderei ir para Bruxelas terça-feira, porque os aviões para lá na segunda estão custando na média de 500 euros, ou seja, impossível.

Estou morrendo de cansaço então me desculpem os erros de português e concordância.

BEIJOS AMO VOCÊS!!!

6 comentários:

Pedro Henrique disse...

Oiii mana!!! HAHAHUAHUA que legaaaal! quero esse cachecol para mim ok!! ahuhuauha
báá que estádio lindooo! tem 3 anéis, média na europa, sendo que aqui no Brasil só tem estádios de 2 anéis! mas nada como um beira-rio lotadoo né? huahuahuauh... BÁÁA! Certo que vamos ver manaaa! Agora lá no estádio do Real, Santiago Bernabéu!!!!
Bjao maninha, te amo mtoooooo
saudade!

Fernanda Trindade disse...

Minha querida, pude estar com vocês assistindo o jogo pela tevê, me contentava a idéia de que colocávamos os olhos no mesmo foco,o jogo. Tão distantes em kilometragem e tão próximos pelos satélites de televisão.Pelos depoimentos, senti maior entusiasmo enquanto passeavam pelos países latinos,Itália e Espanha, estou certa? O que mais gostei em acompanhar vocês ,nessa viagem, foi te conhecer melhor ,quando escreves usas a tua alma,que é muito bonita. Teu entusiasmo contagia e faz tudo parecer mais bonito.Essa Maria Paula encantou o Gabriel.Que a vida propicie para ti todos os ingredientes para continuares menina! Um beijo grande Ariane

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Que lugares lindos!!! Também adorei os relatos dos passeios e fotos de Barcelona e não imaginava que tinha praiaaa e isso torna a cidade ainda mais alegre e vibrante!!
Ameii os pontos turísticos que vcs conheceram e adorei a Igreja Sagrada Familia mas, com a fachada da Natividade de Gaudí!! Muito linda mesmo!!!!
Quantas emoções e lembranças destes dias maravilhosos que vcs estão vivendo aí na Europa!!!
Fico feliz por vcs!! Amooo vcs!!!

Patrícia Würfel disse...

Oi nega!!!
Nossa, Barcelona deve ser o máximo mesmo. Sem falar na forma como transmite a emoção que estás vivendo, fica muito mais atraente, pode parecer repetitivo... Mas realmente viajamos através das tuas palavras.
Quanto ao jogo do Barça que bacana!!!! Mas tu consegues imaginar tua prima aqui... Que não consegue ficar calada em um jogo....hahahahahahahah
Mais uma vez, aproveita estes momentos mágicos que estás vivendo!!!
Te amo, beijos, Patitaa.

Paulo Fraga disse...

Oi Maria Paula
Aquele momento, num ponto de ônibus na Place de la Concorde, vai ficar marcado pra sempre em sua memória. E para torna-la uma genuína parisiense sugiro uma visita a doceria Ladurée pra soborear alguns macarons.
O momento da despedida está próximo e sei que seu coração está dividido - um querendo voltar pra junto das pessoas que a amam e que ficaram aqui no Brasil "torcendo" por você, e outro querendo ficar nessa cidade luz.
Um grande abraço do amigo
Paulo