segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PRAGA - República Tcheca.

BONJOUR!!!
Vamos ao relato, então, da viagem mais GELADA que eu já fiz na vida... Praga, República Tcheca, Europa Central.
Sexta-feira acordei as 5 horas, me arrumei e terminei de ajeitar a mala tudo no escuro porque a Priscila estava dormindo comigo. 5:55 estava a caminho da estação do metrô, num passo hiper apertado, olhando para os lados desconfiada, com medo de caminhar na rua sozinha àquela hora da manhã... Mas na rua só estavam os açougueiros e vendedores de frutas arrumando os alimentos na feira (a rua Daguerre é fechada para carros durante o dia, e toda ela fica repleta de feiras livres). 6h estava entrando no metrô, tudo como eu tinha cronometrado e planejado. A viagem até a Ópera durou mais ou menos 30 minutos, porque tenho que trocar de trem em Réamur-Sebastopol. Cheguei na Ópera e lá estava o RoissyBus, que leva até o aeroporto Charles de Gaulle. Como eu sei que ele só espera 10 minutos e não sabia quanto tempo ele já estava ali, corri sem parar até chegar na porta do ônibus. Ele só estava ali há um minuto... e eu correndo desesperada, hahaha!
A viagem até o aeroporto durou mais ou menos 50 minutos... cheguei lá as 7:26. Fui fazer o check in numa daquelas máquinas eletrônicas e não conseguia. Um homem, muito educado, que trabalhava para a Airfrance veio me ajudar e acabou fazendo tudo pra mim - em menos de um minuto já estava com a minha passagem na mão. Fui procurar então o Raio X para já entrar na sala de espera dos vôos, mesmo o meu só sendo as 9:55.
Fiquei das 7:30 as 9:30 zanzando pela sala de espera, pintando as unhas, olhando para as pessoas hehehe... 9:30 abriu o portão de embarque. Nem sei como foi a viagem porque dormi o tempo todo, só acordei uma hora quando estavam servindo o lanche mas só peguei meu sanduíche e voltei a dormir, com ele na mão haha! Acordei quando o piloto pedia para apertarem os cintos, que o avião ia aterrissar em alguns minutos.
Lá de cima já dava para ver como o final de semana seria frio... a cidade estava completamente branca, tudo branquinho de neve. Aterrissamos e a neve já começou a fustigar as janelas do avião. Fui encontrar, então, com o Gabriel, que estava me esperando na saída do portão de chegadas com um buquê de rosas!!! Que liindo!!! Eu amei a surpresa!
A moeda da República Tcheca ainda não é o euro, embora pertença desde 2004 à União Européia. A moeda é muito desvalorizada... tu precisas de 26 coroas tchecas para comprar 1 euro. Então, trocamos um pouco do nosso dinheiro e fomos até uma banquinha que vendia ingressos para ônibus, metrô e trem. Cada ticket era 100 "tchecos". Compramos os nossos e fomos até a parada do ônibus 119 que nos levaria até a estação de metrô de Dejvicka.
O ônibus logo chegou e lá fomos nós... curtindo tudo! Não demorou muito e chegamos no metrô... pegamos o trem e paramos em Muzeum. Lá pegamos o trem (um outro trem, não subterrâneo, parecido com um bonde) número 5, que deveria ir para Delnicka, parada do nosso hotel. Mas pegamos o trem do lado errado da rua e tivemos que descer na parada seguinte. Atravessamos a rua e pegamos o trem certo. De lá fomos até Delnicka. Descemos e caminhamos duas quadras em direção ao nosso hotel. E lá estava ele!!! De novo nós nos achando super bem nas cidades... o primeiro errinho foi ter pego o trem do lado errado da rua, mas acontece!!!
Deixamos nossas coisas no hotel e saímos. Pegamos de novo um trem para ir até o Castelo de Praga. E lá fomos nós... Descemos na parada do castelo e logo vimos uma praça enorme, coberta de neve, com uma escultura da bandeira da República Tcheca muito bonita.

Resolvemos comer alguma coisa num dos restaurantezinhos em volta da praça... a primeira opção foi a Pizzaria Trinidad, em homenagem ao Gabriel, mas estava fechada para reformas. Fomos então no restaurante do lado e pedimos um prato típico tcheco. Quando chegou a comida, só nos olhamos com uma cara feia... blééé!!! Era uma carne de porco vermelha, defumada, com uns pães que pareciam aqueles pães de comida chinesa só que com gosto de nada, e repolho e beterraba doces. Uiii! Mas comemos tudo. Na real não foi tão ruim, mas... eu devia ter pedido macarrão.

Depois de pedir informação de onde ficava o Castelo de Praga para o garçom, fomos caminhando até lá. Uma looooonga escadaria leva até o castelo, mas vale a pena subir toda ela porque, do alto, a vista da cidade é perfeita. Nem a melhor câmera deve conseguir captar o que os olhos vêem, porque nenhuma das minhas fotos ficaram tão boas quando a imagem que eu tive lá de cima.

Continuamos caminhando e chegamos ao castelo, que era um complexo de construções e não um castelo propriamente dito. Lá dentro fica a Catedral de São Vito, muito linda. Para mim, mais bonita que a Notre Dame de Paris, mas perde para a Berliner Dom de Berlim. E olha que eu sempre acho as coisas de Paris mais bonitas que tudo!!!

O complexo abriga também o convento de São Jorge e várias outras coisas, mas como não tinham placas apontando para onde eram tais coisas, a gente deve ter passado por elas sem saber o que eram. Quando saímos do castelo já era quase noite, e o frio era insuportável. Os dedos dos pés estavam congelados e doíam quando a gente caminhava. O rosto parecia paralisado. E nevava o tempo inteiro, desde que a gente chegou até a hora de ir embora estava nevando. Sério, não parou um só momento. Até quando estava sol nevava sem parar.

Então tivemos que entrar em um café para nos esquentarmos um pouco antes de continuar a caminhada. O café ficava depois de um pequeno pátio... lá os móveis estavam todos soterrados, literalmente, pela neve... olhem só aquele balcão, coberto até o topo de neve!!! Tivemos que tirar uma foto...

Lá dentro pedimos um vinho quente (que é praticamente o mesmo gosto do nosso quentão) e tomamos bem devagarzinho, já sabendo o frio que teríamos que enfrentar lá fora.
No restaurante:

Saímos do café e fomos pegar o trem para o hotel, porque realmente o frio era demais... a mãe disse que estava seis graus negativos, imaginem a sensação de frio... chega uma hora que não dá mais para caminhar, o corpo dói. Então pegamos o trem e descemos em frente a um mercadinho. Lá compramos vinho (para abrir o vinho foi uma história à parte - o mercadinho era de chineses, e nenhum deles conseguia abrir a garrafa, nem o Gabriel conseguiu, nem ninguém, a rolha estava emperrada ali e tiveram que nos dar outro vinho), e na pizzaria mais adiante compramos uma pizza de salame picante.
Sabíamos que não dava para levar comida para o hotel, mas mesmo assim resolvemos arriscar. Pegamos o trem de novo e paramos mais adiante. Nos perdemos e tivemos que entrar num mercado para que alguém nos indicasse onde ficava a rua Pristavni. Antes, pedimos informações a duas mulheres que simplesmente nos viraram a cara!!! Que nojo! Mas a senhora do mercado foi super gentil, saiu lá fora e nos explicou num inglês arcaico (hahaha) onde era a rua do hotel. E lá fomos nós, pensando em como despistar para entramos com a pizza.
Chegando lá eu só disse para o Gabriel: Gabriel, vem do meu lado que eu te escondo (porque ele que estava com a sacola da pizza). Foi só eu dizer isso que... o meu calçado estava molhado de neve, e o piso da recepção do hotel era tipo um porcelanato. Caí deitada no chão!!! Mas vocês não imaginam o tombo!!! Escorrei e fui com tudo, e fiquei lá, estendida no chão morrendo de rir. O Gabriel ficou preocupado, ele nunca sabe se eu estou chorando ou rindo. Resultado: chamamos a atenção de todo mundo!!! Mas não nos falaram nada sobre a pizza, ainda bem! Mas o tombo foi histórico, pena que não tem fotos!!! hahaha!
Trocamos também nossos presentes de Valentine's Day (dia dos namorados europeu). Ganhei dois dvds, um da Beyoncé e outro da Amy Winehouse!!! Ameiiii!!!! O da Beyoncé já vimos no hotel, muito bom, um show no Staple Center em Los Angeles, no mesmo lugar onde foi velado Michael Jackson, sabe?? Estava lotadooo, e eu fiquei com mais vontade ainda de ver um show dela! Que pena que foi justo agora quando eu não estava no Brasil, teria ido em um com certeza!!! É minha cantora favorita!
No dia seguinte acordamos cedo e, depois do café da manhã (que era uma delícia), fomos passear! Pegamos o trem até a Cidade Velha. Lá sim vimos Praga... coisa linda a arquitetura, todas as casinhas seguindo um mesmo padrão... parecia que ainda estávamos na Idade Média. Começando pelo pórtico da Cidade Velha, que já era lindo.

Lá entramos pelas ruelinhas da Old Town e fomos passeando por tudo... uma ruazinha mais bonita e charmosa que a outra. Até que chegamos na Praça da Cidade Velha, que estava com um clima muito de cidade de interior, cheia de banquinhas vendendo pão com linguiça, pães em formato de rolinhos, vinho quente e várias outras coisas. E sem falar que estava cheio de turistas, ou seja, nos sentimos em casa.


Depois conhecemos a prefeitura da Cidade Velha, que possui um imenso relógio, muito bonito, e abaixo há um calendário, muito legal.

Da Cidade Velha fomos caminhando até a Praça Venceslau. A praça fica no fim de uma avenida enorme e linda. Atrás da praça podemos ver o Museu Nacional de Praga. Há uma estátua de São Venceslau, juntamente com estátuas dos padroeiros dos tchecos.



Desta praça fomos caminhando até uma parte da cidade onde há vários monumentos judeus. Lá conhecemos a sinagoga mais antiga da Europa, a Sinagoga Staronová. Ela é super simples, até achamos que a fachada dela devia ser outra e não aquela que estávamos vendo. Ela resistiu a repressão nazista e manteu-se erguida através dos anos. Também serviu de refúgio para vários moradores do bairro judeu durante a perseguição anti-semita.

Caminhando mais um pouco achamos o Velho Cemitério Judaico, uma bonita construção que nem parece um cemitério. Ali está enterrado o rabino Löw, que foi o principal rabino a comandar a sinagoga de Staronová.


De lá fomos caminhando até uma ponte, com o objetivo de atravessar o rio Vltava e ir até as redondezas do Castelo de Praga novamente. A vista dessa foto é da ponte Carlos, que é só para pedestres. Estava um sol lindo e quentinho e foi uma caminhada prazerosa, pois o frio até diminuiu um pouco.

Entramos em um restaurante para comer sorvete (os gordinhos já viram um sol e já queriam um sorvete)! Em cima das mesas tinha tipo uns pretzels salgadinhos, que lembravam aquele salgadinho da ElmaChips que é uns palitinhos com sal, sabem? Pois é, tivemos que pedir uma cerveja e nos atracamos nos pretzels, pensando que eram de graça. Comemos 3 cada um, foi uma delícia! Quando chegou a conta, o valor dos 6 pretzels estava incluído, e pagamos 95 tchecos. Grrr!!! Nós, muito ingênuos, pensando que era cortesia da casa...

Do restaurante, fomos caminhando pelo bairro Malá Strana, que é uma parte de Praga praticamente sem nenhuma mudança moderna - todas as construções se mantem mais ou menos como eram antigamente, em uma arquitetura muito tradicional. Na frente da Igreja de São Nicolau, neste bairro, assistimos a um desfile de carnaval!!!! Olhem só isso:

Igreja de São Nicolau:


De lá seguimos, muito mais animados e em clima de carnaval, até a famosa rua Nerudova. É uma rua muito peculiar... antigamente, suas casas não possuiam numeração. Eram identificadas, então, pelo desenho que portavam em suas fachadas. A maioria das casas (embora agora já possuam números) ainda tem os desenhos... tem a casa do leão vermelho, a casa do caranguejo, a casa dos três violinos, a casa dos dois sóis, onde nasceu o escritor Jan Neruda, e cujo o nome foi dado à rua pois muitos de seus contos foram ambientados ali.


Depois achamos uma ruazinha que levava até a beira do rio Vltava... fomos ali. Tinham vários patos e cisnes nadando, e o silêncio era incrível. Eu fiquei imaginando como deve ser bom no verão pegar um livro e vir ler nas margens do rio... assim como deve ser ótimo ir ler um livro as margens do Sena, aqui em Paris, mas o frio infelizmente impede isso.


Fomos andando mais um pouco e de repente ouvimos uma música bem altas vinda de umas das ruazinhas... fomos para lá e chegamos numa praça cheia de gente, onde tinha um palco e uma banda tocando músicas tchecas. Todo mundo dançava e cantava, muita gente fantasiada, foi muito divertido. Tinha também várias barraquinhas vendendo comidas e bebidas típicas, até um porco estava sendo assado inteiro. E a polícia estava com um furgão dando bebidas quentes de graça, pegamos uma, mas era muuuuito ruim, tinha gosto de remédio, éééca!!! Mas ficamos ali escutando a música e nos divertindo!!! Gravei um vídeo, vejam:
http://www.youtube.com/watch?v=0IvelvAvLPQ

No vídeo o Gabriel aparece com a bebida que os policiais davam.

Depois atravessamos a ponte Carlos, que estava cheia de gente, e fomos comer alguma coisa do outro lado da cidade. Fomos numa lanchonete que vendia Gyros, que é tipo um kebab, um sanduíche cheio de coisas dentro. Eu pedi um Gyros Pita, que era um pão recheado com frango assado, alface, cebola, pepino, molho de queijo, uma delícia!!!

Ponte Carlos:

De lá fomos até o Hard Rock Café Praga fechar a noite brindando à viagem, que foi ótima!!!!

No dia seguinte, domingo, acordamos cedo, tomamos café, e pegamos o trem para o aeroporto. O Gabriel embarcou as 12:35, e eu as 13:05. Cheguei em Paris e a cidade estava banhada por um sol liiiiiindo, o céu estava azul, e a temperatura era de 0 graus! Peguei o metrô e vim para casa... e fim!!!

Agora tenho que me arrumar correndo e ir para a escola, que já estou atrasada!

BEIJOS!!!! ATÉ AMANHÃ!

COMENTEM!!!

ESTOU MORRENDO DE SAUDADES DE TODOS!

5 comentários:

Cristiano Wurfel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiano Wurfel disse...

Oi Maria Paula... Já estava com saudade dos teus posts, ontem até perguntei pra Solange pq estava demorando aí ela me disse que vc estava na Republica Tcheca mas que estaria já postando sobre a viagem... Bá ontem foi uma folia na casa dos teus pais. Paulo assou um churrascão daqueles... Estavamos lá eu, Lísia, Maria Eduarda, Vó Ilza, Sonia, Marco, Nilton, Silvéria, Solange, Paulo, Pedro Afonso, Pedro Henrique... Depois chegou a Bibi e o Tiago... O dia até que estava fresquinho com uma leve garoa. Depois do almoço fomos sentar perto da piscina e Solange trouxe um monte de latinhas de spray de espuma... Foi uma festa, tem que ver as fotos hahahaha. Todo mundo dizia vamos mostrar as fotos para Maria Paula que aqui também está nevando hehehehe. Mas voltando ao tópico, que frio devia estar em Praga né... Gostei do video no youtube, vc poderia fazer assim sempre, a emoçao e a realidade aumentam ao ver-mos em vídeo as passagens de vcs pela Europa. Faça mais vezes. Um abracao.

Unknown disse...

Que lindo passeio filhaaaaa!!! E imagino o frio que deveria estar lá! Adorei aquela baraquinha na praça onde vc fez o video do youtube, cheia de linguiças, vc devia ter comido um Gyros com linguiça! que devia ser a maior delícia!!!! Os lugares em Praga são lindos e a Catedral de San Vito lindíssima, pena q não tinha fotos do interior dela...ameiii!!
Adorei as fotos, o vídeo e a felicidade de vcs!!!
Beijão.

Paulo Bandeira disse...

Oi Prince! Fico feliz a cada viagem que realizas! Estiveste em Praga, a histórica Praga, primeira comunidade pertencente ao antigo bloco soviético a levantar-se contra o coturno do sanguinário Stalin! Refiro-me a "Primavera de Praga" Quando o povo theco bradou contra o comunismo, mas infelizmente foram vencidos e este regime estendeu-se ate o final da década de oitenta do século passado. Hoje o que rememoro pertence as lutas pela liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, liberdade de escolher seus legítimos representantes, de livre associação! Fez-me emocionar! Um grande beijo minha Prince!!

Gabriel Trindade disse...

Amor... adorei o post!!!
To no intervalo na aula... ou recreio como costumo chamar... hehehe. Tive um ataque de riso lendo, todo mundo comecou a me olhar... tudo por causa do teu tombo... HAHAHAHHAHA... tava me lembrando aqui da cena.... HAHAHAHAHHA, mas vale a pena lembrar QUE NAO FOI SO 1... FORAM 2!!!! HAHAHHAHAHA. O outro tu nao contaste neh espertinha!!!
Professor cruzando, hora de ir para a aula... Estou contando os dias para Barcelona!!!!
Beijos meu amor... te amo!!!