quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

2 dias, um post!

Hoje vou ter que escrever dobrado, pois ontem não postei nada aqui... então vou começar contando todo meu dia de ontem, que foi ótimo!!!

Ontem acordei a mesma hora de sempre (8h). O dia estava cinza também, como terça-feira, e muito úmido. Tomei café da manhã e saí... não tinha programado nada, então fui ver uns hotéis lá perto das Galerias Lafayette. Num dos hotéis vi, pela primeira vez em todas as estadias aqui em Paris, como um francês pode ser absurdamente grosseiro. Em todos os blogs e guias que li falava que os franceses não gostavam de falar em outra língua que não o francês, e um francês corretamente falado, mas nunca isso tinha se provado verdade, muito pelo contrário: todos os franceses a quem pediamos ajuda eram muito solicitos - um, inclusive, chegou a abrir um mapa conosco e nos informou direitinho, com todos os gestos e jeitos possíveis, até que tivessemos entendido bem. Mas ontem foi completamente o oposto: quando eu perguntei do preço dos quartos, ele simplesmente apontou um quadro, e quando eu disse que tinha lido no site que era 45 euros e não 120 como dizia ali, ele começou a berrar dizendo que 45 era o preço sem café-da-manhã, e disse mais um monte de coisas! Saí do hotel tremendo de tanta raiva, super atordoada... fui caminhando sem rumo até passar o nervosismo. Como uma pessoa trata desse jeito seu próprio cliente?
Mas tudo bem... então, fui caminhando até que cheguei a Igreja de Santa Maria Madalena, uma igreja lindíssima, com várias colunas na fachada. Sempre passávamos por essa igreja, mas eu nunca tinha entrado antes. Como estava angustiada pelo tratamento que o homem do hotel me dera, resolvi entrar. Que igreja linda!!!! Vários nichos abrigam estátuas imensas representando santos, etc... O altar então, é perfeito. Vou colocar fotos aqui... Sentei e, como a mãe sempre diz, fiz um pedido e, claro, não pude deixar de agradecer a oportunidade incrível de estar vivendo nessa cidade maravilhosa.

A fachada:



O altar:


De lá segui até a place de La Concorde, Champs Elysées, Arco do Triunfo e peguei a Avenue Victor Hugo que leva direto a minha escola. A aula foi legal. O professor falou um pouco sobre os Jardins de Tuileries. Ele foi construído por Lenôtre, jardineiro de Versalhes, a pedido da rainha Catarina de Medici, esposa de Henrique II. Lá também foi construído um palácio, o Palácio de Tuileries, que já não existe mais, devido a um incêndio, que acabou com o palácio.

Uma foto da minha turma!!!:

Da esquerda para a direita: Ilke (Holanda), Linda (Suécia), Margaret (EUA), Lindsey (EUA), Meirane (Brasil), professor Gabriel Simony (França), eu, Francione (Brasil), Giacomo (Itália), Renate (Alemanha).

Depois da aula, eu, Margaret, Lindsey e Linda fomos direto para o cinema. O cinema que fomos fica na Boulevard Saint Germain, coração do bairro Saint Germain de Prés, logo na saída do metrô Odeon. Chegamos lá pelas 17 horas, e nosso filme era só as 19. Então, compramos os ingressos e fomos tomar um café na famosa Starbucks. Comi um donut (muuuuuuuito bommmmmmmmmm) e tomei um latte vanille (café com gosto de baunilha haha). Aí vai uma foto minha, no café, com o famoso copinho:



Bom, ficamos lá conversando sobre várias coisas, principalmente sobre a diferença que existe entre os países. Seis e meia fomos nos encontrar com nossas outras colegas em frente ao cinema. Juntaram-se a nós duas brasileiras, Priscila e Sofia, mais a Ilke (Holanda) e Reike (Dinamarca). A sala do cinema era super pequena, parecia as salas do cinema do Moinhos. As poltronas não tem lugar para colocar os copos, e eu, que não sou alta, tive que ficar com as pernas encolhidas porque a poltrona da frente era colada na minha! O tio Cris certamente não ia gostar!!! hahaha
Olha só nós todas em frente ao cinema:


Da esquerda para a direita: Reike (Dinamarca), Margaret (EUA), Priscila, Sofia e eu (Brasil), Linda (Suécia) e Lindsey (EUA). A pessoa que tirou a foto não estava muito orientada que era pra pegar a fachada do cinema, mas tudo bem... hahaha!

O filme que olhamos chama-se Invictus, não sei como será a tradução do título para o português. A direção é do Clint Eastwood, e os atores principais são Morgan Freeman e Matt Damon - ou seja, tinha tudo para dar certo né??? E deu! Adorei o filme! A história se passa na África do Sul, logo após a vitória de Mandela nas eleições. O país ainda está completamente dividido pelo apartheid, mesmo ele já tendo acabado. Toda população ainda se sente dividida, ninguém se sente fazendo parte de um país só. A população branca possui um time de rugby pelo qual torce, agora não lembro o nome do time. O time não é nenhum pouco popular no resto do país, outra parcela da população até mesmo torce contra o time, a favor de países estrangeiros. Mas Mandela vê neste time uma oportunidade de unir o país. A copa mundial de rugby está chegando, e a seleção da África do Sul vai de mal a pior. Mandela então chama o time inteiro e lhes dá apoio, mostrando para o país inteiro que as barreiras acabaram. Assim, aos poucos, o país vai começando a apoiar cada vez mais o time, que faz uma excursão pelo interior do país, conquistando o carinho de todos os africanos. Não vou contar o final, mas Invictus é um daqueles filmes que te fazem vibrar na cadeira, de emoção! Muito bom, e quero ver de novo quando voltar ao Brasil para ver se entendi tudo direitinho... afinal, assistimos ao final com áudio em inglês e legendas em francês. Vocês não imaginam o cansaço mental que eu senti depois que a sessão acabou! hahahaha!

Depois do cinema peguei um táxi e vim para casa. E fim do dia!!!

Agora vou contar o dia de hoje:
Bom, hoje me acordei as oito hora também e fui tomar café. Hoje o dia estava radiante!!! Um céu azulzinho, um sol forte, as ruas bem sequinhas, todo mundo feliz e sorridente nas ruas! Muito bom quando o dia está assim!!!
Olhem meu café da manhã:

Peguei o metrô e fui direto ao Museu d'Orsay. Esse museu fica onde, antigamente, era uma estação de trem. A fachada é linda!!! Vou colocar uma foto:


O museu é, comparado ao Louvre, muuuuito pequeno (é que nada se compara ao tamanho do Louvre)! Acho que foi por isso que gostei tanto dele! Não é cansativo, dá para se olhar tudo com calma, não é aquele atropelo, aquela coisa gigantesca, que se perde de vista, como o Louvre. Não precisei pagar o ingresso de novo, só apresentando a carteira de estudante - adorei! Então, comecei a visita e logo dei de cara com os quadros de Renoir, Monet, Manet, Van Gogh e esculturas de Rodin! Vou colocar fotos de algumas pinturas que eu gostei.
O quadro abaixo chama-se Ninféias azuis. Foi pintado por Monet. Ele tinha uma paixão tão grande pelas ninféias que criou seu próprio jardim, aqui em Paris. Hoje esse jardim é aberto ao público, mas é fechado durante o inverno! Que pena!!! Quando eu fui tirar essa foto, me esqueci de tirar o flash (não pode fotografar com flash porque os quadros são muito antigos e sensíveis). A mulher que estava cuidando dessa parte do museu quase me expulsou do museu gritando: NO PHOTO WITH FLASH! NO PHOTO WITH FLASH! Que vergonha!!!
E o auto-retrato de Vincent Van Gogh! Famoosoooo!



Numa parte do museu, o chão é de vidro, e embaixo está uma maquete perfeita de uma parte de Paris. Adorei!


Depois saí do museu e fui caminhando até minha escola. No intervalo saí para comprar alguma coisa para almoçar, já que não tenho tido tempo de comer nada depois dos passeios de manhã. Comprei um macarrãozinho com muzzarela e um salgadinho de pimenta, numa loja perto da escola, que a vendedora é um amooor, coisa mais querida! Como ela atende vários estudantes da France Langue, escola onde eu estudo, sempre está bem preocupada com todos.
Foi uma pena ter que vir para casa logo depois da aula, porque o dia continua lindo! Mas hoje tem muita coisa para fazer. Amanhã começo minha viagem pelo Vale do Loire, uma região da França cheia de castelos! Não é muito longe de Paris, vamos ir de ônibus. Então, este é o último post. Só postarei de novo na terça-feira! Mas com muuuuitas novidades, muitas fotos e histórias de todos os lugares lindos que eu for!!!

Respondendo as perguntas do tio Cris, aqui não tem pão francês mesmo, ou pelo menos, eu nunca vi! O que mais se come aqui é baguete, e se come MUITO, tu anda pela rua e vê todo mundo carregando uma baguete por aí hahaha! Tem várias lojas de perfumes também, umas desconhecidas que fabricam perfumes (perfumes franceses huhu) e outras grandes lojas com perfumes de grife - a mais famosa dessas lojas provavelmente seja a Sephora. Sabia que uma das melhores boates de Paris se chama REX??? Sério! A mãe até tirou uma foto na frente dela, e nós ainda nem sabíamos que era uma das melhores. Mas as gurias do Brasil me falaram que a boate é muuuuito boa! Estou louca para conhecer! Quanto aos franceses não tomarem muito banho, não sei, mas acho que pode ser verdade... um amigo meu brasileiro disse que na casa dele (ele está numa casa de família) o homem reclamou que ele tomava banho todos os dias e que os banhos demoravam 15 minutos - o cara disse: o meu banho só demora 3 minutos! E não é todo dia! HAHAHA que porquice!

Vou colocar uma foto de hoje de manhã, quando eu costeava o rio Sena até a ponte Alexandre III para seguir até a escola. Olhem que dia lindo:



BEIJOS A TODOS!!! ESTOU AMANDO LER OS COMENTÁRIOS DE TODA A FAMÍLIA!!!
AMO VOCÊS!!!!!!!!!

10 comentários:

Giii ° Würfel disse...

O primeiro comentário vai ser meeeuuu!o/o/o/o/o/
Primaa, to adoraaaando teeu diário de viagem ^^
super legau saber como vc passa os dias aí!=)
Nossa, tb não pensei q um francês pudesse ser tão grosseiro o.Õ
Saudade!
bjuuuus

Unknown disse...

Oiii prima lindaa!!
Adorei o que tu escreveu hoje. Teus dias sempre muito interessantes...hehehe... que maquete liiiiiiiiiindaaa, ameii! se tiver uma foto mais de perto, pra me mostrar qdo voltar, vou adorar...hahahaha...
Beijoos
te amooo
saudadeeeeeeeeees!

Cristiano Wurfel disse...

Oi Maria Paula, este post de hoje foi na onda dos "soldes"... Levamos 2 por 1 hehehe. Pois é, estava lendo sobre curiosidades de Paris num Blog e dizia ali que os Parisienses eram grosseiros(na visão de quem escreveu claro), mas que os Franceses em geral não. Acho que já comentei isso, mas nao custa repetir... As tuas fotos estão perfeitas. Super nítidas e bem anguladas, parabéns! Aquela do Altar então, parece um papel de parede. Está filmando também os passeios? não esqueça de levar a filmadora ok. Sobre o filme, aposto que o Morgan Freeman era o Mandela, certo? (capaaaaz)hehehe
Vamos aguardar ansiosos pelo seu post do passeio pelo Vale do Loire, nao poupe fotos ok dos Catelos e tal... Um abraço e bom passeio. Tia Lísia e Maria Eduarda te mandam beijos!

Unknown disse...

Filhaaaaaa que lindo que é o altar da Igreja de Santa Maria Madalena, e Nossa Sra rodeada por anjos em tamanho natural parecem mesmo estarem presentes fisicamente no altar...adorei!!! E verás que todos os pedidos feitos nas igrejas que visitares, se congretizarão pq assim vc quer! Pq assim vc acredita!!!
Imagino o quanto te enriqueceste diante de tanto conhecimento, tanta cultura! Começar o dia no museu d´Orsay admirando os quadros de Renoir, Monet, Manet, Van Gogh e esculturas de Rodin é simplesmente maravilhoso, divino e absolutooo!!!!
Continues assim, aproveitando o máximo que puderes, te enriquecendo cada vez mais com tanta informação e cultura, que nós estaremos sempre aqui, te incentivando e torcendo muito por vc, filha querida!!!!

Unknown disse...

Só para dizer que o teu café da manhã me deu água na boca!! Aquelas baguetes são muito gostosas!!!!

Paulo Bandeira disse...

Oi Prince!
Cada vez mais conhecendo Paris, com mais calma afinal serão 2 meses e meio para tanto. Gostei das fotos e teu texto então cada vez melhor!
Bjao!
Paulo,

Pedro Henrique disse...

manaaaa , que legaaaaal qe foi esse post! adorei eoiuheihui e eu entao, que amo baguete! eu ia engordar ai, só no baguetin ahuauhauhauha... aah, quando tu chegar dessa viagem que tu irá fazer quero um posto beem grande hein! uhahuahua aah, e apoio o tio Cris, espero que tu esteja filmando heein hahauahuhua beijao maninhaaa, to cm muita saudadeee.. te amoooooooooooo

Unknown disse...

Olá M.Paula!!!!!!!!!!! Ontem á noite(15/jan)informamos á Manozinha sobre seu Blog.
Mas... aquele seu café matinal me deixou c/ água na boca hehehehhee.Realmente aquele cidadão Parisiense devia ter "tomado banho" por isso ESTAVA MAU HUMORADO!!!!!! Cultura se adquire quando EXISTE INTERESSE & CONDIÇÕES.... Vai em frente minha Sobrinha que o SUCESSO é garantido!!!!! Bjão e até terça-feira(19/jan)

Giii ° Würfel disse...

Vou ter q comentar sobre o café da manhã tbm nééé!
É café com leite e sucrilhos??nhaaann nhaaann!
bota água na boca nisso!
To anciosa pra ler teu próximo post!
C cuida e aproveitaa!
Bjuuus!

Sonia Wurfel disse...

Oiii amada.... td bem? q lindo os passeios q fizeste, só não vale a bronca do mau educado do Frances do Hotel, acha q pode gritar com td mundo,q bom q tu foi caminhar e chegou na Igreja linda e maravilhosa,q beleza heim, as perguntas q tio Cris te fez ,eu tbm tinha essa curiosidade dos franceses ahahhahaha.
Bjssss amada e bom passeio, até terça com muiiitas novidades.
Xaudadissss.
Dinda Sonia.