sábado, 9 de janeiro de 2010

Primeiro final de semana...

Oiiii!!! Que bom que vocês estão gostando do blog! Não sabia que a Mariana também estava lendo, que legallllll, quem te deu o endereço??? Só pode ter sido a mãe né!!! hahahaha Adoro chegar e ler o comentário de vocês! Tioo, esse filme eu queria mto ver!! Não é bom??? O Gabriel gravou pra mim mas eu esqueci em Poa... mas se é ruim fico menos triste por não ter trazido para olhar aqui huahaua
Bom, hoje eu acordei as 8 horas, me arrumei e desci para tomar café da manhã. Eu adoro a hora do café da manhã hahaha geralmente eu como duas baguetes pequenas, bem francesas, super crocantes, uma delícia, com manteiga e queijo, e um suco de laranja. Hoje resolvi pegar o chocolate quente de uma máquina, que não tinha idéia como funcionava. Mas foi a coisa mais fácil do mundo eee... o chocolate quente daqui é uma delícia!!! Ameii!!! Muito bom mesmo... agora vou pegar sempre.
Depois do café, fui pegar o metrô. ESTAVA CAINDO UMA NEVASCA LÁ FORA! Sério, estava nevando muito muito, foi o dia que mais nevou. As pessoas saíram de casa de guarda-chuva, de tão forte que a neve estava hahaha. Eu saí sem guarda-chuva mesmo, e a neve batia com força no rosto, entrava nos olhos, uma coisa! Meu casaco ficou todo branquinho, olhem só:

Então, peguei o metrô as 9:20 por aí até a estação Palays Royal - Musée du Louvre, que sai diretamente dentro do museu do Louvre, uma barbada! Tinha combinado com meus colegas de nos encontrarmos exatamente abaixo da pirâmide de vidro do museu. E ali estavam eles! Descobri não preciso pagar!!! Para estudantes da União Européia (e eu sou um deles, já que estou fazendo um curso de francês na França) até 25 anos, os museus são gratuitos. Quando a gente estava por entrar no museu, uma das seguranças do museu, uma mulher, desabou no chão desmaiada. Um colega dela veio correndo e chamou outros pelo rádio. A mulher estava completamente desacordada, e todo museu parou e ficou olhando para ela. Coitada! Só comentei isso aqui porque lembrei agora, e porque foi muito inusitado!

Um dos meus colegas, um brasileiro de 32 anos, é professor da arte, então foi muito bom visitar o museu com ele. Eu perguntei para ele: "Por que a Mona Lisa é um quadro tão famoso, já que é só o retrato de uma mulher, tão banal, com tantos outros muito parecidos e que não tem toda essa fama que ela tem?!" (quem viu a pintura sabe, o quadro é tão pequeno que chega a decepcionar!). Meu colega respondeu que Mona Lisa, ou La Joconde, é tão famosa porque foi uma inovação no tempo em que foi pintada, pois trouxe a técnica da perspectiva, que já tinha sido inventada antes de Mona Lisa ser pintada, mas nunca fora aprimorada como Da Vinci aprimorou, com a técnica do "esfumiato", algo assim, que ele me explicou como sendo uma pintura em que não se pode distinguir o traço, somente uma sombra mais escura, dando-nos a noção de distância, que os quadros anteriores à La Joconde não possuiam, ou possuiam de uma maneira muito falha. Fiquei sabendo também que Mona Lisa já esteve até mesmo no quarto de Napoleão, e quando este foi derrubado, voltou à Itália, e agora está no Louvre, cercada por uma redoma de vidro a prova de balas e separada das pessoas por um cordão de isolamento.


Tirei foto de uma escultura que me impressionou, porque o véu que tapa o rosto dela, embora feito também de pedra, parece muito um véu de verdade, de tecido! Vou postar a foto:


A escultura se chama "Femme voilée", e foi feita por Antonio Corradini (1668-1752).

Depois do Louvre fomos em direção ao quartier de Saint Germain, pois é lá que fica os Jardins de Luxemburgo, que nós queríamos conhecer. Lá almoçamos num restaurante muito pequeno mas muuuuito bom, italiano, quentinho, com uma decoração linda e.. barato! Comi de entrada bruschetta com queijo, alho e tomate, que vinha acompanhada também de uma salada com molho de queijo, de prato principal foi filé de frango à milanesa e macarrão ao sugo, e de sobremesa uma torta de limão. Porções muito generosas, e muito gostosas! Tudo isso por 12,50 euros!


Fica na Rue Grégoire de Tours, 6e arrondisement. - Só para eu lembrar, quando voltar levar a mãe e o pai! C'est très bon!

O papo estava tão bom dentro do restaurante, que quando vimos já eram 15:00 e a gente ainda estava sentado lá. Pagamos e saímos para o frrrrrrio cortante de Paris em direção aos Jardins. Acabamos indo para o lado errado ao que o mapa apontava, e fomos dar novamente de cara com o Museu do Louvre. Mas como nenhuma caminhada por Paris é à toa, descobrimos várias ruazinhas legais e como hoje é sábado, tinha várias ruas trancadas com feiras de frutas e queijos no meio delas. Vou colocar uma foto, parece cidade do interior:

Lááá atrás estão as feiras, não sei se vai dar pra ver bem na foto pequena. Na esquina dessa mesma ruazinha (Rue de Seine), fica o hotel em que a Danuza Leão hospeda-se quando vai a Paris. Chama-se Welcome Hotel, um hotelzinho minúsculo de duas estrelas. Mas é assim mesmo, quando se vai a Paris tem que ficar em hotel barato e pequeno, que só tenha uma boa cama e um bom banho, porque quem vai a Paris TEM que caminhar o dia inteiro pra ver todas as coisas lindas que a cidade possui! Ah, como eu amo Paris... hahaha

Voltamos até onde estávamos e perguntamos para o guarda do Senado Francês para que lado era os Jardins de Luxemburgo. Ele apontou a direção, mas informou que hoje estava fechado. Que pena!!! Como estava muuuuito frio, e meus amigos tinham que voltar para a casa deles, pois estão ficando em casa de família e tem hora para chegar em casa, e já estava começando a escurecer, peguei o metrô e vim para a minha casinha também!
Comprei um cartão telefônico por 7 euros, que dá para falar 300 minutos com o Brasil! Muito bom! Daí cheguei em casa e já liguei para a mãe, para contar sobre o dia... É tão bom FALAR com as pessoas queridas, nada substitui ouvir a voz de quem a gente ama!!!
Esse foi meu dia, bem tranqüilo, só de passeios! Amanhã combinamos de nos encontrar as 10 horas para irmos ao Castelo de Versalhes! Acho que vai ser um passeio ótimo!!! Depois eu conto tudo!!!
AU REVOIR!!!
AMO VOCÊS! Continuem comentando, adoro ler!!!!!!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Filhinha! Adorei ver tua foto na neve hoje, muito linda!!! Pena que eu não peguei tanta neve assim quando estive aí, mas estou me deliciando com as tuas fotos e os teu passeios!!!! Hoje teu dia foi tão maravilhoso quanto o de ontem e o de amanhã então, será absoluto!!! Vou querer saber e aprender tudo!!!! Te amooooo!!!!
Beijão.

Pedro Henrique disse...

Bonjour ma belle soeur! Coisa booa que está sendo acompanhar o teu dia-a-dia!! To com muitas saudades de tii! Quando eu for pra Paris quero que tu me mostre tudo, e ainda me ensinar algumas palavrinhas! hahahah Beijão maninhaa, curte muitoo aíí!! Je t'aime tellement, et je vous manque

Cristiano Wurfel disse...

Oi Maria Paula, hoje estava assistindo um documentário no Discovery Channel Civilization sobre os artefatos do Egito antigo que estão espalhados pelo mundo, e um deles está aí em Paris... É um Obelisco que está na Praça da Concórdia (acho que este é o nome) bem perto do Arco do Triunfo, este Obelisco é o origianl e não uma réplica e pertenceu a época de Ramsés I, datado de cerca de 900 A.C. Originalmente eram 2 na entrada de um palácio em Luxor no Egito, onde ainda está um deles no local de origem. O Egito está tentando com o Governo Francês levar este aí para o local de origem, mas pouco provável que consigam. Se passar pelo Obelisco tire umas fotos e nos mande ok. Um abração... Que legal as fotos, principalmente a sua na neve hehehe. Imagino o frio. Abração!

Unknown disse...

Ola Prince!
Eu aki novamente!
Qdo vi a estátua com véu relembrei da nossa primeira estada no Louvre: - passamos por ela com certeza! Trabalho primoroso de arte feita ao tempo em que o ser humano era senhor do seu tempo; nada de internet com seus msns, etc, etc... esta tecnologia, a grande arte de comunicação dos tempos atuais!! Ah, mas como viver sem ela?!
E os restaurantes! Vai anotando tudo pq qdo ai retornarmos com certeza será neles as nossas refeições, bem mais parisiense e menos turista!
Um grande beijo para esta estudante da União Européia!
Azá MP heemm!
Seja muuuuito feliz,
Paulo.