terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vale do Loire

Oi!!!! Quanto tempo, né! Pois é! Hoje o post vai ser imenso porque tenho muuuuitas coisas para contar! Espero lembrar de tudo!
Vou começar contando o meu dia de sexta-feira, dia 15 de janeiro. Acordei as oito horas, tomei café da manhã e peguei o metrô até a estação Varenne, que é onde fica o Museu Rodin. Lá não paguei nada para entrar, coisa boa! O museu fica na antiga casa de Rodin, o chamado Hôtel de Biron. É aquela arquitetura clássica de Paris, muito linda, e as obras ficam espalhadas pelos cômodos e também pelo grande jardim.
Essa não é bem a fachada, é a parte de trás da casa... aí dentro fica o museu propriamente dito, mas a escultura mais famosa de Rodin, O Pensador, fica fora, no jardim, que é de onde se tem esta vista da casa.
No museu também estão as obras de Camille Claudel, musa de Rodin e também sua amante - lembram daquela história que eu contei??? Que ela enlouqueceu porque Rodin não quis ficar com ela, e foi internada num hospício por 45 anos?? É essa mesma, Camille Claudel. Muito lindas as esculturas que ela fez também... vou colocar fotos das esculturas que eu mais gostei.

Essa escultura se chama La Vague (A Onda), de Camille Claudel.
Agora, fotos das esculturas que mais gostei de Rodin:


Le Baiser (O beijo), de Rodin.


E essa é óbvia, a mais famosa de todas, O Pensador. É mesmo incrível, perfeita, parece que um homem foi mesmo "empedrado" ali na hora em que estava pensando.
Andando pelo jardim há outras inúmeras obras... O museu em si é bem pequeno, e a visita durou mais ou menos uma hora e meia. Saí de lá e fui indo a pé em direção ao Trocadero, meu lugar favorito em Paris. Não porque quisesse ir lá (mas eu sempre quero), mas porque também o Trocadero fica a uns 15 minutos da escola. Lá tirei essa foto:



Que lugar perfeito!!! É um silêncio... acho que todo mundo fica meio abobalhado com essa vista da torre, que é espetacular!!! De lá fui direto para a escola, e em 15 minutos estava entrando na aula. Foi bem legal, mas nada de mais para contar. Saí da escola as 16:30 e fui direto para a casa, arrumar as malas para a viagem. Arrumei tudo correndo e as 18:30 peguei o metrô direto para a estação Gare du Nord, que era onde o Gabriel ia chegar de Londres, de trem.

Cheguei lá super adiantada, porque o trem do Gabriel só chegava as 19:17. Fui direto para a plataforma onde o trem do Gabriel ia chegar, e lá tinha um aviso dizendo que o trem que chegaria naquela plataforma estava atrasado e os passageiros tinham sido colocados em outro trem, que só chegaria as 21:40. Meu coração deu um pulo! Imagina! Daí fui falar com o guarda da estação, e ele foi pedir informações sobre o atraso do trem, e, enfim, acabei descobrindo que o trem do Gabriel estava na hora, o que tinha se atrasado era outro. Então, mais tranqüila, fui dar uma volta pela estação, olhar as lojinhas, fazer tempo enquanto o trem não chegava. 19:10 fui para o portão de chegada do trem e pontualmente as 19:17 o trem chegou. O Gabriel foi um dos primeiros a descer! Aiii que felicidade em ver alguém conhecido! Tivemos um ataque de riso!!! Coisa boa, que sensação boa!!!!

Daí pegamos o metrô e fomos direto para o hotel. Deixamos nossas coisas lá e fomos procurar um bar para sentar e conversar. Achamos um muito legal, não lembro o nome da rua, mas era uma entrada da Rua Lafayette. A música era super alta, e estilo caribenho, exatamente como eu gosto! E todo a luz de velas! Perfeito! Sentamos numa mesinha pra dois e pedimos uma cerveja. E assim foi até meia noite (a cerveja virou Piña Colada, promoção do bar por 5 euros)... cada um tendo mais o que contar que o outro, muuuuitas novidades, muitas histórias!!! Coisa boa!!!! Foi ótimo! Na volta passamos no Mc e pegamos uma batata frita grande, que para nossa surpresa não era aquelas palito, como no Brasil, e sim batata inglesa mesmo, cortada em fatias grandes! Fomos comendo e andando, até que nos demos conta que estávamos totalmente perdidos e tivemos que pegar o metrô. Descemos duas paradas adiante, na frente do nosso hotel, ou seja, estavamos MUITO perto e não nos demos conta! No brilho total... hahaha!

No sábado pegamos o metrô super cedo (6:00) em direção a estação Victor Hugo, na praça Victor Hugo, que era da onde ia sair o ônibus da nossa excursão para o Vale do Loire, as 7:00. Como o metrô de manhã é muito mais lento!!! Nossa! Comecei a ficar com medo que a gente se atrasasse quando vi que não estávamos nem na metade do percurso e já eram 6:40. Para piorar a situação, o trem parou numa estação e desligou as luzes, exatamente como já tinha acontecido uma vez anteriormente. Daí o cara falou em francês que o trem ia demorar mais alguns minutos naquela estação. Comecei a me apavorar hahahaha! Liguei para a Claire, a mulher que estava organizando a excursão, e avisei que iamos nos atrasar. E esperamos, porque não tinhamos mais o que fazer a não ser esperar!

Passados uns 10 minutos o trem recomeçou a andar. E eu rezando para que ele voasse!!! Chegamos na praça Victor Hugo as 7 e pouco e subimos no ônibus. Mas ainda ficamos esperando até as 8 as pessoas chegarem... nesse meio tempo eu e o Gabriel devoramos um croissant (que eu peguei da minha residência) e um bolo de chocolate, que ele comprou na estação de trem de Londres. Eu deixei cair um pedaço de bolo, mas nem dei muita bola... quando vimos tudo estava sujo de chocolate, a minha bolsa, minhas calças, meu casaco, a calça do Gabriel! Uma sujeira só! Tivemos outro ataque de riso hahaha! Uma foto da gente indo para o Vale do Loire:

Então partimos para o Vale do Loire... Chegamos as 10 horas direto no castelo de Cheverny. É um castelo que ainda tem donos particulares, uma família, que lá mora, na ala direita do Castelo. O desenho do Rintintin foi inspirado nesse castelo. Ele é todo mobiliado, com os móveis da época, e é muito lindo! Mas não parece tanto um castelo, parece mais uma mansão.

Uma coisa que me chamou atenção foi a vaidade dos donos do castelo. Há fotos deles espalhadas por todo canto do lugar em que se pode fazer a visitação... foto do dia do casamento, fotos da família, do dono do castelo fazendo equitação... tirei uma foto de uma foto da família, só por curiosidade, vou colocar aqui: De lá seguimos para a cidade de Blois, onde almoçamos. Eu e o Gabriel comemos cada um uma baguete enorme recheada, e ainda dividimos mais outra! Muito gulosos! Hahaha! Depois saímos caminhando pelo centrinho, vou colocar uma foto:

De Blois partimos para o Castelo de Chaumont. Por fora ele é lindooo! Parece uma fortaleza, o estilo é bem gótico. Foi lá que viveu Diana de Poitiers, depois que o rei Henrique II de quem era amante, faleceu. A rainha Catarina de Médici propôs a ela que fosse para este palácio, deixando o palácio de Chenonceau para ela.

Neste castelo estava acontecendo uma exposição de uma artista grega... arte moderna... que na minha opinião de arte não tinha nada porque era um monte de pedra amarrada numas cordas, uma coisa muito sinistra! hauhaua!

A vista do pátio do castelo era muito linda. Olhem só:

De lá fomos para uma vínicola, fazer visitação e degustação. Muito legal o passeio! Vimos toda produção, as garrafas estocadas, tudo o mais... e no final, degustamos três tipos de vinho: champanhe brut, champanhe rose e vinho branco. Um melhor que o outro! E os vinhos eram muito baratos, tipo uns 6 euros, mas não quis comprar nenhum porque não sabia se o pessoal do Brasil ia gostar, porque eu achei muito doce (ou seja, amei)! Uma foto da fachada da vinícola:


E uma foto degustando um vinho branco:


Da vínicola fomos para o hotel, na cidade de Tours. Tomamos banho e saímos para procurar um lugar legal para comermos. Fomos caminhando até que chegamos no Hotel de Ville de Tours, a prefeitura da cidade. Muito linda, olhem a foto:


Depois achamos um restaurantezinho chinês muito aconchegante e barato, onde eu comi um frango com legumos apimentado e arroz branco (que saudade de arroz branco, principalmente o da mãe)!

No dia seguinte, depois do café da manhã, saímos em direção ao castelo de Chenonceau. A fachada estava em restauração, e não deu pra ver muito bem... Mesmo assim, foi o castelo mais lindo por dentro! Todo mobiliado, perfeito, com os móveis da época, e cheio de história, que foi o que eu mais gostei. Tem os quartos da rainha Catarina de Médici, esposa do rei Henrique II, o quarto de Diana de Poitiers, amante do rei (sim, ela também tinha um quarto no mesmo castelo da esposa!), salas lindíssimas, etc, etc. O que mais me chamou atenção foi o quarto inteiramente negro de Luisa de Lorena, que mandou pintar o quarto todo de preto após a morte de seu marido, Henrique III, filho de Catarina de Médici. É muito chocante. Olha a foto:

Esse castelo também possui uma torre muito antiga, chamada torre dos Marques, uma torre que fazia parte do primeiro castelo que ali estava, cujos proprietários eram a família Marques. No século XVI, Thomas Bohier e sua mulher Katherine Briçonnet (construtores do castelo de Chenonceau) mandaram demolir este antigo castelo e somente deixaram intacta esta torre. Ainda existe também, do lado dessa torre, um poço com o emblema da família Marques. Dá até um arrepio pensar no quão antigo é tudo isso! Olhem a foto da torre:
O castelo de Chenonceau é conhecido como o castelo das Damas, porque lá habitaram muitas mulheres. Catarina de Médici e Diana de Poitiers tinham cada uma o seu próprio jardim. Vou colocar a foto do jardim de Diana de Poitiers, que foi o que eu achei mais bonito. Não dá pra ver mto bem mas no meio do jardim, que é todo arquitetado, tem um chafariz.

Depois do castelo de Chenonceau, fomos almoçar em Amboise. Eu e o Gabriel devoramos cada um uma pizza de Pepperoni! Estava ótima!!! A foto abaixo é uma vista do vale do Loire:

Depois seguimos para o castelo mais lindo de todos... O Castelo de Chambord:

As torres do castelo:
Esse foi o castelo mais lindo de todos! É muito perfeito por fora! Cheio de torres... imenso! Foi construído por Francisco I para servir a atividade da caça, paixão do rei. A escada central foi projetada por Leonardo da Vinci, de modo que as pessoas que subam não enxerguem as pessoas que descem. Posso dizer que é uma coisa meio estranha... ouvimos o tempo inteiro o barulho das pessoas descendo, e realmente passamos uns bons minutos sem ver ninguém descendo enquanto subimos, mas de repente surge alguém no sentido contrário. Então acho que não deu muito certo o projeto de Da Vinci. hauhaua!

O castelo serviu como um dos abrigos da Mona Lisa durante a Segunda Guerra Mundial. Lá também está exposto os sapatos manchados de sangue que a duquesa de Berry usava quando seu marido foi assassinado por um fanático que era contra a monarquia.

Depois deste castelo a viagem acabou. Chegamos em Paris as 19:30, e eu e o Gabriel fomos direto para a Haagen Dazs da praça Victor Hugo comer um fondue de sorvete! Sim!!! Que idéia maravilhosa né? Como ninguém tinha pensado nisso antes? Hahaha! São 18 bolinhas do melhor sorvete do mundo, um acompanhamento que pode escolher (escolhemos frutas exóticas) e chocolate ao leite! Só de me lembrar já dá água na boca... Olhem as fotos:



E assim acabou nosso final de semana!!! Foi ótimo, aproveitamos todos os momentos! Amei!

Hoje retomei a rotina... de manhã cedo fui num passeio com a turma pela área do Palais Royal, onde hoje funciona o Conselho de Estado. Depois fomos andando até a Biblioteca Nacional, onde eu quase pirei porque não entramos nas salas onde estavam as estantes de livro! Mas tirei uma foto da porta... olhem as estantes até o teto cheias de livros, QUE SONHO!!! Planejo voltar lá semana que vem!

E assim acaba o post!!! Amanhã ainda não tenho nenhum passeio programado, vou dar uma olhada no guia antes de dormir. Nesta sexta estou com viagem marcada para Roma. Vou encontrar com o Gabriel lá. Ficamos em Roma até domingo, de onde partimos para Veneza. Volto na segunda, cheia de histórias de novo!

AMO VOCÊS!!!! ATÉ AMANHÃ!!!

COMENTEM!!!

Ahhh... e para verem mais fotos, olhem meu orkut!!!!!!!!!

7 comentários:

Unknown disse...

Noossaaaaaaaa!!! Tudo muito lindo!! Muitas histórias... que intrigante as histórias de quem viveu nos castelos, sempre o amor + as tragédias!!! Nossa imaginação vai a mil...Muito lindo também o Castelo de Chambord, que tal subir as escadarias projetadas por Da Vinci?!Fiquei chocada com os sapatinhos da Duquesa, ainda manchados com o sangue do marido morto...

Que emoção deve ter sido visitar o Museu Rodin...ver de perto o Pensador!!!
Foi um fim de semana intenso e muito feliz, coisa boa, fico muito mais feliz ainda por vc estar aproveitando e curtindo tudo ao máximo!! Até março tem muito mais, aja fôlego!
Um lugar que vc deverá voltar com certeza é na Biblioteca Municipal de Paris, solicitar um livro e lê-lo com calma...
ADOREI este post!!!
Te amooo filhinhaaaaa!!
Beijão.

Paulo Bandeira disse...

Olá Prince!
Que maravilha!
Conhecer a história da humanidade naquilo que se tem de melhor a mim e a ti certamente fascina!
Como deixar de sentir uma enorme alegria interior ao visitar estes lugares; castelos,vinhedos, bibliotecas em fim tudo o que o ser humano produz de melhor.
Estás através dos teus sentidos adquirindo algo imensurável que se denomina cultura e isso faz toda a diferença.
A alegria que transborda dos teus olhos permite-me concluir desta maneira: - O que fica no final é o que adquirimos de cultura, amizade e os bons sentimentos que isso nos traz.
Um saudoso e grande abraço!
Paulo.

Unknown disse...

Oííí M.Paula!!!
Lembramos de Vc. hoje pela parte da manhã.... esteve aqui no apto.a Vó Ilsa... "sorvemos um chimarrão" bem topetudo hahahahaha e a Silvéria aproveitou a visita da Miss da Terceira Idade e mandou um presente(bolsa)para Voce!!!!
Quanto aos passeios que realizas... realmente são "DESLUMBRANTES".... tbém a maneira que Voce os descreve nos faz voltar na História e ver: Sómente POVOS c/ CULTURA preservam seu "PATRIMÔNIO" não tanto p/ seu beneficio próprio mas sim.... p/ o BEM DA HUMANIDADE... não é mesmo?
Então que continues seu aprendizado aproveitando o máximo esses momentos ora vividos!!!!! Hã... dá um abração no meu "sobrinho" COLORADO!!!!!
Bjão M.Paula...

Cristiano Wurfel disse...

Oi Maria Paula, fantástico este passeio pelo Vale do Loire... Instigante deve ser visitar e entrar nestes castelos. Que legal que vai a Roma e a Veneza... Tens que aproveitar e passear por tudo aí. Nao esquece de FILMAR tambem hehehe.
Estava num site que achei legal de vc dar uma olhada... é sobre turismo e tem muitas dicas e os principais pontos a visitar... Segue o link http://www.manualdoturista.com.br/extra.asp?cod=83)
Agora vou olhar seu Orkut para ver as fotos...
Um abracao. Estamos com saudades!

Pedro Henrique disse...

MUITOOO BOOOOOOOOM MANAAAAA... E ainda com uma pizza de pepperoni? aargh, nem gostamos!! huahuauuha faltou a pizza gaucha do gabee uehiauhaiuhaiuh
mttt legal esse vale do loire, acho mt interessante conhecer castelos, porque foram feitos, para homenagear o que e tal !! huahuahua
haagen-dazs e fondue? TU NEM GOSTA GURIA! HUAHUAHUAHUAHU te amo manaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
demaiiiiiiiissssssssssssssss !!!!!!!!!!

Giii ° Würfel disse...

Meeeuu Dellllsssss!!!
fundue de SORVETE????
como q não tm isso aqui p/ nós???
vou inventar!uehuehuhe
aahh fazia dias q eu naum vinha aqui comentar!
Adoooorei teu post!
To axando tuuudo lindooo, a cultura, as viagens, as fotoos, coisa linda!!!
Aproveeeeeeeeeeeita!
bjooo!

Alexandre disse...

Oi , Maria Paula!
Vi que ja faz um bom tempo, mas irei para Paris em Agosto. Gostaria de saber se é tranquilo conseguir uma excursao para o vale do Loire. Ou entao, se voce poderia me indicar a empresa que voces escolheram. Vi que tem uma por quase 200 euros. É isso mesmo?
Grato
Alexandre