quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Hoje..

Hoje foi um dia muito legal... acordei as 8:30, desci para tomar café e depois saí... As ruas, as calçadas, as casas, os carros, tudo, tudo, estava branco! Deve ter nevado muito durante a noite! Mas o dia foi todo de sol, não nevou em nenhum momento! Mas fez muito frio mesmo assim. Pela manhã fui à Place des Vosges, uma praça que é considerada pelos franceses a praça mais bonita do mundo! Eu, particulamente, não achei nada de mais... claro que é linda, mas é simples: uma praça perfeitamente quadrada (o retangular) que hoje estava completamente branca de neve, circundada por casas. Só pessoas importantes moraram ali, como, por exemplo, o cardeal Richelieu, a madame de Sevignè, e - talvez o mais importante de todos - o rei dos poetas, Victor Hugo.
Na casa onde ele morava, a Maison Victor Hugo, hoje funciona um museu, fundado por um grande amigo seu. A entrada é gratuita e vale a pena - ali estão fotos de todos os períodos da vida de Victor Hugo (exceto infância, claro), retratos de família, cartas que ele enviou para amigos, livros com dedicatórias, medalhas que ganhou, bilhetes, além dos móveis que fizeram parte da casa... Eu peguei um AudioGuide, que custo 5 euros, e fui ouvindo a história de todos os cômodos da casa e foi muito interessante! Descobri que ele se apaixonou por sua esposa, Adelle, aos 17 anos, mas sua mãe e os pais de Adelle eram contra, e, além disso, seu irmão também era apaixonado por Adelle. Mesmo assim se casaram, e tiveram vários filhos... Victor Hugo também teve um amante, Juliette, que foi apresentada a Adelle como tal, e - pasmem - viraram grandes amigas! hahaha que coisa louca! Fiquei muito interessada em ler o livro que Victor Hugo escreveu em que junta todas as cartas enviadas a Adelle, quando eram noivos.. escutei uns trechos no audioguide e é muito lindo! Acho que chama-se Cartas à noiva. Vou procurar.
Depois voltei caminhando até o Louvre, e peguei o metrô até a escola. De lá fui no Carrefour comprar dois sanduíches para comer aqui em casa e um caderno. Depois aula até as quatro e agora casa, falando com a minha mãezinha no MSN, coisa boa!!!
Amanhã acho que o dia vai ser ótimo também!!! Vamos passear com o professor por um bairro fantástico aqui de Paris - o Quartier Latin, onde os grandes pensadores e intelectuais se reuniam, e até hoje se reunem, para conversar, escrever, filosofar, etc... é ali que está também a famosa Sorbonne! Mas amanhã conto mais... meu professor é um poço de história, cheio de coisas para contar!!!
Agora vou fazer o dever de casa, que é mandar um texto em francês para o email do professor! huhu
Beijos a todos!!!!!!!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Aiii Filhaaaaaa!!!! Coisa boa visitar museus, conhecer a história de vida de pessoas tão ilustres que tambem fizeram a história!! Adoro museus que contam e mostram como viviam pessoas tão ilustres e admiradas!! Como é bom viver cercada de cultura e pessoas inteligentes como teu Prof. de Frances!! É um privilégio!!! Aproveita ao máximo!!!
Te amooooo muito!!!
Beijão!!!

Cristiano Wurfel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiano Wurfel disse...

Oiiiii Maria Paulaaaa que legal vc ter feito este Blog... Fiquei sabendo pela Sol hoje! Pôxa muito legal acompanhar teu dia-dia, parece que estamos aí com vc ao ler as passagens que vc coloca aqui. Escreva muito, com todos os detalhes para viajarmos junto com você. Um beijão. Fica com deus e aproveita tudo aí...

Unknown disse...

Ola Prince!!
Q legal! Está se consumando passo a passo aquilo que conversávamos: - ser a França e Paris em particular o berço da civilização moderna. Paris está para o Ocidente contemporâneo, como Roma esteve para o Ocidente medieval.
Fico extremamente feliz curtindo aqui de longe as tuas descobertas e experiências.
Hoje no bloco cirúrgico me encontrei com um Marco Trindade extremamente emocionado, não tinha como disse "palavras para agradecer" Disse a ele "que nada, O Gabriel e a Maria Paula foram os nossos faróis a iluminar a nossa estada em Paris"!
Um beijão!
Teu pai.