sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O dia mais frio!!!

Hoje o dia foi muito, mas muito frio! Uma curiosidade aqui sobre Paris é que é raríssimo ver nas ruas marcadores de temperatura, que nem aqueles que tem no Brasil. Pensando bem, eles não fazem falta, porque pouco importa quantos graus vai estar, o importante é que sempre vai estar FRIO, MUITO FRIO, independente de quantos graus hehehe! Mas hoje ganhou de todos os outros... meu dedos do pé congelaram (e eu estava com duas meias de lã!), até fiquei com medo que necrosassem huhu mas o dia foi demais, ótimo mesmo!
De manhã fui dar uma passeada pela Lafayette, porque aqui em Paris está tudo em SOLDES até o fim do mês. Tudo em liquidação! Mas ainda assim é difícil achar coisas que realmente valham a pena comprar. Mas a galeria em si já valhe uma visita, então... olhei andar por andar, foi muito legal. Depois peguei um trem até minha escola.
Depois da aula fomos passear, nós e o professeur! Fomos de metrô até o Quartier Latin, que como eu falei no outro post é um "quartier" onde se reuniam e se reunem os intelectuais para conversar, filosofar, escrever, etc... Chama-se Quartier Latin porque nesse quartier os intelectuais conversavam entre si em latim. Foi do latim que se originaram várias línguas, como, por exemplo, o francês, o português, o espanhol, o italiano... Lá está também a Sorbonne de Paris, universidade que todo mundo conhece, os jardins de Luxemburgo (que ainda não conheço, mas quero muito conhecer), a igreja de Saint Michel, e vários bares, etc... Quando estávamos quase em frente ao Pantheon, vimos que no meio da rua tinha um chafariz (marcando uma rótula para os carros) e ele estava congelado!!!!!! Inteiramente congelado! Só podíamos ver um pouquinho de água escorrendo, tentando sair do meio daquele gelo todo! Tirei foto mas ficou escura, depois coloco aqui!
Depois do passeio caminhamos até um restaurante chinês que estava fechado quando chegamos. Batemos a porta e um chinês veio atender, e abrir a porta, e então todo mundo bateu palmas e comemorou hahaha estava muito muito muito frio! Très froid! As comidas eram muuuuuito baratas, e muito boas também... comi de entrada uma sopa que a mãe ia AMAR, o nome é poutage pekinaise (sopa pequinês, ou algo do genero), muito apimentada, depois "poulet au chop-suey", que era um frango com macarrãozinho, cebola, cenoura, muito bom, e de sobremesa maçã frita, que era meia-boca! hahaha Mas toda essa refeição por somente... 6 euros! Sério! Muito barato para os padrões parisienses...
Depois peguei um taxi e quase morri de medo quando o motorista começou a passar por umas placas que indicavam a saída de Paris. Daí liguei para a mãe e ficamos conversando até que ele chegasse em frente a minha casa. Coitado, foi super querido e educado, e eu desconfiando dele! A corrida deu 15 euros, pensei que seria bem mais cara, fiquei muito feliz de não ter gastado tanto. E agora estou aqui teclando!
Coisa boa já ter planos para o final de semana, estava preocupada com a programação... mas amanhã conto tudo, tudo!!!
Que bom que estão todos lendo o blog!!! TIO CRIS, ESTOU AMANDO TEUS COMENTÁRIOS! E mãe e pai também, continuem comentando, sempre que lerem! Assim continuo contando com mais gosto todas as histórias!
Beijos a todos, amoooooooo todos, e sempre to pensando em vocês, em todos os lugares que eu vou!
BEIJOS!
AMO VOCÊS!

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Imagino o quanto foi agradável passear e jantar com os colegas e teu prof. de francês!! Já sei que vc se divertiu muito, que riu muito das piadas e das situações que aconteceram! Então, isso tudo superou a ansiedade de andar sozinha a noite de táxi e eu adorei te acompanhar através do celular até chegares na residência!!
Queria ter tomado esta sopa!!! Adoro sopa com pimenta!!! hahahahaha!!!! Amo comida chinesaaa!!!
Ahhh!! Quero ver as fotos do chafariz congelado!!! Ontem a noite aí em Paris estava 6 graus negativos com sensação térmica de 12 graus negativos!! Sei disso, pq li na internet.
Fica com Deus filhinhaa. Te amooo muito!

Unknown disse...

PRIMA LINDAA!!!
Muito legal ficar te acompanhando pelo blog, ameii...
E estou adorando ler tuas histórias, sempre que eu puder vou estar por aqui!!
A saudadee ta enooorme.
Aproveita bastante...
Beijaoo

TE AMOOO

Cristiano Wurfel disse...

Ei Maria Paula este negócio está viciando hehehehe. Acabo de chegar em casa com a Lísia e a Maria Eduarda que estavam na Tia Nara, são 00:16hs e a primeira coisa que disse pra Lísia ao entrar e chavear a porta foi... -"Vamos ligar o computador para ler o BLOG da Maria Paula" hehehehe. Ler sobre como foi seu dia e o que fez hoje. Hoje(agora de noite +- 22hs) estava olhando os filmes que iam dar na SKY e vi um no CINEMAX chamado PARIS, EU TE AMO, na hora liguei para Sol para assistir também. Mas acabei pegando no sono, pois achei fraco e mal filmado, prefiro os vídeos de vcs hehehehe. Era uma espécie de documentário com 20 cenas, cada uma delas feita por diretores diferentes. Não sei se Sol gostou pois acordei na hora de pegar a Lísia e Maria Eduarda, e já era quase 23:00hs. Bom é isso, vou durmir. Boa noite!

Paulo Bandeira disse...

Oi Prince!!
Pelo que sei, o bairro também se chama Quartier Latin pq durante a dominação romana era lá que ficava localizada a admistração, mas isso é a confirmar...!
Beijão Prince!!