terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Île de la Cité

Hoje pela manhã fomos visitar eu e meus colegas, juntamente com o professor, a Île de la Cité, que é como se chama uma pequena ilha em Paris, circundada pelo rio Sena. É lá que fica o Palácio da Justiça, o Palácio da Polícia e, talvez sua construção mais famosa, a Catedral de Notre-Dame de Paris. Foi para lá que nos dirigimos depois de sairmos do metrô que era o ponto de encontro.
O professor foi explicando toda a arquitetura e história da igreja, que começou a ser construída em 1163 e é dedicada a Maria. Na frente da igreja podemos ver os três arcos, nenhum simetrico com o outro, que é uma característica da arquitetura gótica. O arco do meio possui a imagem do Juízo Final, motrando os personagens que estão a esquerda (de quem olha de frente para a fachada) indo para o Céu com um anjo, e os da direita indo para o inferno com um diabo muito, muito feio! haha Em cima desses três arcos, no centro, há a imagem de Nossa Senhora (Notre-Dame) com Jesus no coloco. Ele está apoiado no flanco esquerdo dela, ao que ela se inclina um pouco para a direita - outra característica da arquitetura gótica, Maria representada como uma mulher de verdade, inclinada ao peso do bebê.
Podemos ver do lado de fora ainda, na fachada, uma grande rosa de vitrais coloridos, que contam histórias da Bíblia. Mas é do lado de dentro que está a maior beleza de Notre-Dame. Ela é uma igreja altíssima, com a nave comprida, estreita e muito alta, cujo teto é todo composto de arcos. Há muitos vitrais, e a cor que predomina é o azul e o violeta. Muito lindo! Fomos fazendo o caminho ao redor do altar, e nesta hora da manhã haviam dois padres fazendo confissões em confessionários muito modernos; eram todo de vidro, certamente a prova de som, com excelente iluminação (diferentemente da igreja, que é a meia luz). Lá dentro podíamos enxergar o padre, todo de branco, e a pessoa que estava se confessando, de costas para quem passava. Os dois sentados à uma mesa. Super diferente...
Na igreja estão enterrados muitos arcebispos e pessoas importantes. Há também uma estátua em homenagem a Joanna D'Arc, mas isto eu já contei aqui. Foi nesta mesma igreja também que aconteceu a coroação de Napoleão e sua esposa Josefina. O quadro retratando este momento está exposto no Louvre e há uma reprodução também no Castelo de Versalhes. Nele, Napoleão pediu que o pintor retratasse também a mãe dele, que não pôde comparecer na cerimônia por estar doente.
Saindo de Notre Dame, fomos percorrendo o rio e atravessamos uma ponte, chegando então a Île de Saint Louis. Logo na saída da ponte fomos apresentados à Berthillon, uma sorveteria que, segundo o professor, faz o melhor sorvete do mundo! Já tinha ouvido falar sobre isso, e mesmo morrendoooo de frio, quero muito prová-lo! Foi dessa ponte também que o professor nos mostrou os arcos botantes de Notre Dame. Foram os primeiros arcos botantes do mundo, e sua função é assegurar que a igreja continue em pé, por mais que terremotos, guerras, algo assim, aconteçam.
Pegamos então o metrô em Hotel de Ville e fomos para a escola. Almocei um sanduíche ótimo de frango, alface, tomate, bacon e molho Caeser (de novo!) e Coca. Depois tive aula até as quatro da tarde. Hoje o professor contou a história de Edith Piaf... não sabia que ela tinha sido abandonada recém nascida nos degraus de uma casa. Depois, oito meses depois de ter conhecido seu grande amor, ele morre num acidente de avião, indo para os EUA! Que vida mais trágica. Outra história que ele contou foi sobre Camille Claudel, uma escultora aluna de Rodin. Ela e Rodin se apaixonaram e Camille disse que iria morar com ele. Ele então disse que não, que tinha família, mulher e filho, e não podia abandoná-los. Camille enlouqueceu, começou a destruir todas as esculturas que fazia, até que seu irmão, Paul Claudel, escritor e embaixador da França na China, a internou em um hospital psiquiatrico em Avignon, cidade francesa... e lá ela ficou por 45 anos. Só histórias trágicas na aula hoje! hahahaha
Hoje estava muito friiio! O céu estava cinza ainda, e pelo o que vi na previsão, amanhã vai chover! Tomara que não, porque amanhã depois da aula, acho que eu e meus colegas vamos ao cinema assistir Invictus, que não sei como será o nome aí no Brasil, mas é um filme com Morgan Freeman e Matt Damon.
Aqui vai uma foto da Catedral de Notre-Dame... uma das três arcadas está escondida pela enorme árvore de Natal que, por sinal, ainda continua lá. O vitral em forma de rosa é aquele escondido pelo pico da árvore... tem outro igual, do lado oposto a este.


Então acho que é esse o post do dia!!! MIL BEIJOOS! AMO VOCÊS TODOS!
ADOREI QUE A GI E O TIO NILTON COMENTARAM!!! Que legal poder manter contato com vocês! Mil beeeijos!

7 comentários:

Unknown disse...

Ahhh as histórias q aconteceram em Paris!! Apesar de ser um drama romântico,é também poético e trágico!!
E a Catedral de Notre-Dame é divinaaa com sua arquitetura gótica. Fico emocionada toda a vez que a visito ou passo na frente...como pode o homem ser capaz de construir uma obra tão bela, tão monumental numa época tão remota e sem recursos tecnológicos como os que dispomos hoje?! É fantastic!!!!

Sonia Wurfel disse...

Nossa ....só tragééédiasssss hahahaha, mas tá ótimo, assim aprendemos um pouco tbm,por nossa intérprete e prof. MARIA PAULA.
Bjssss amada, e amanhã qro saber do filme Invictus.
Bjsssss

Cristiano Wurfel disse...

Oi Maria Paula... Tô lendo teus posts todos os dias, um melhor que o outro. Mas não li em nenhum dia vc comentar ter comido "Pão Francês" aí, o nosso cacetinho hehehehe. Dizem que o nome de "pão francês" é só aqui no Brasil que chama-se assim né? E os nossos "perfumes importados" que aí seriam só "perfumes", tem muitos? tipo lojas especializadas com várias grifes como aqui(Na Rex por exemplo hehehe) e é verdade ou mito que os Franceses tomam só banho de perfume? hehehehe Um beijão garota... Show de bola teus passeios. Coloca umas fotos no Orkut.

Patrícia Würfel disse...

Nega! Fiquei sabendo hoje do teu Blog!
Nossa que legal, parabéns! Excelente idéia. Além de tu conheceres de perto toda história, pode compartilhar com todos nós, o que até o momento conhecemos através dos livros que lemos!!!!
Estou maravilhada e ao mesmo tempo ansiosa pelos próximos posts...hahahahaah
Aproveita o máximo, pois isso não tem preço!!!
Que papai do céu te abençoe!!!
Te amoooooo e felicidades imensas pra ti!!!!!

Giii ° Würfel disse...

Ebaaaaa!
Fui homenageada no post, uhuuu o/
Adoreei oq tu escreveu og, é bom agnt ficar sabendo da história nééé!
Até amanhãã!
O Paaai ta mandando abraço!
^^
bjoooos!

Unknown disse...

Ola Prince!
Veja só, quantas vezes já passeamos pela Ile de la Cité e agora tens os detalhes do local e seus monumentos; ganha corpo a olhos vistos o que adquires culturalmente e esse é o objetivo: - conhecer o local, seus antepassados, seus hábitos, cultura e de tudo isso somar-se a tua existência.
Um bjão!

Unknown disse...

Oííííí Maria Paula... tô aqui de novo... hehehehe!!!Tu sabe M.Paula que é algo muito interessante p/ nós aqui no Brasil acompanhar seus passos na área cultural em Paris,descritos com uma naturalidade incomum,como realmente os "fatos" se apresentam!Realmente é como disse o Cris,ficamos ansiosos p/ saber como será o dia de amanhã!!!!Aproveite.... adquira conhecimentos,pois esses dpois de "assimilados" não se extinguem!!
Bjão de quem te admira muito!!!!!!!
>>>>> Até a manhã.... hehehehehe<<<