quarta-feira, 6 de janeiro de 2010










Bom, hoje tenho mais tempo para escrever... então vou começar pelo ínicio da viagem, desde o dia que o Gabriel chegou.
Terça-feira passada acordamos cedo eu, o pai e a mãe para ir buscar o Gabriel no aeroporto Charles de Gaulle. A chegada do voo estava marcada para as 11:40, mas acabou chegando quase uma hora da tarde. Eu fiz até uma plaquinha escrito: GABRIEL, BIENVENUE! para esperar ele, foi mto legal! hehehe Já estava tão acostumada a não ouvir o português que quando um cara do meu lado, que também estava esperando uma pessoa chegar, falou "acho que eles ainda vão demorar um pouco", eu respondi automaticamente "Sorry, I can't understand". Daí o cara falou "mas eu estou falando português contigo!!!", daí eu tive um ataque de riso hahaha..
Bom, daí o Gabriel chegou e demos um cansaço nele, levamos ele para todos os lugares possíveis, coitado, devia estar podre né.. mas como os dias eram curtos, tinhamos que aproveitar todo tempo possível. E assim foi durantes todos os dias que ele esteve aqui, saíamos do hotel pelas 9:30 e caminhavamos atéééé não aguentar mais (pelas 22, 23h da noite).
O bom de Paris é que tudo dá para fazer a pé, todas as coisas são muito perto, quando tu se dá conta já está no Arco do Triunfo e andando mais um pouco... na torre Eiffel! É ótimo hehehe
Mas voltando aos dias em que o Gabriel esteve aqui, visitamos também a Catedral de Notre Dame de Paris, ou só Notre Dame. O presépio é muito simples, esperava algo mais grandioso, mas não, super simples... colocamos lá uma velinha e fizemos um pedido.
No dia 31 de janeiro fomos conhecer minha residência aqui em Paris, que é onde estou no momento e onde vou ficar até dia 6 de março. Depois ficamos dando voltas e conhecendo outros pontos de Paris. As sete horas da noite fomos andar de barco pelo Sena! Eu amo esse passeio, mas com certeza ele é muito melhor no verão, que dá para ir na parte descoberta do barco. Sentamos lá dentro, e mesmo assim foi lindo: como já era noite, estava tudo iluminado, as pontes, as igrejas, e fomos conhecendo tudo, seguindo o curso do rio Sena. Desembarcamos ao pé da Torre Eiffel e fomos caminhando até a Champs Elysées, parando para comprar nossa champanhe francesa. Como fomos circundando o rio até acharmos a avenida mais famosa de Paris, tinhamos uma vista espetacular da torre, que mudava toda hora de cor - as vezes com as cores da bandeira francesa, as vezes toda colorida. Quando se aproximou mais a noite, fomos procurar restaurantes para jantarmos e - é claro, mas nem tinhamos pensado nisso! - estavam todos lotados!!! Ficamos andando de um lado para o outro, procurando restaurantes em todo canto por perto da Champs Elysées, onde planejamos passar a virada do ano. No fim, acabamos achando um restaurante chinês que ainda tinha uma mesa sobrando! Graças a Deus porque além de estar congelandoooooooooooooo, estavamos morrendo de vontade de fazer xixi! Então jantamos e foi muito gostosinho! hahaha Depois fomos pra Champs e passamos o reveillon lá... fecharam a rua e todo mundo ficou no meio! Foi mto legal! Mas, pasmem.... teve arrastão!!!!! QUE HORROR, NÉ? Pois é, em Paris também existe isso. Foi uma correria geral, quase morri puxando o Gabriel pra calçada, enquanto ele tentava puxar a mãe, foi uma confusão! Tomamos um banho de champanhe! Mas tudo bem... hahahaha
O passeio a Disney também foi muito legal. Fomos até lá de trem, e como era dia 1° de janeiro, ou seja, feriado, não precisamos pagar a passagem. Lá faz muuuuuuuuuuito mais frio que em Paris! Tanto que tivemos que comprar umas touquinhas e tapa-orelhas dos personagens da Disney antes que nossas cabeças congelassem. Eu, ainda não totalmente aquecida, comprei um cobertor pra me enrolar! Que fiasquenta hahaha!
Fomos em todos os brinquedos que conseguimos... é difícil se localizar lá dentro, porque não há muitas placas indicando a direção de onde ficam os brinquedos... mas fomos em todas as montanhas russas e - meuuuuu Deus - jurei que fosse morrer! Uma pior que a outra! Nunca andei em tanta velocidade na minha vida! Sério... queria saber qual a velocidade da última montanha russa que fomos, no ESCURO! Só umas luzes vermelhas piscando, e uns flashes, tudo dentro de um túnel. E o Gabriel do meu lado berrando: ABRE OS OLHOSSSS MP!!!! Quando abri dei de cara com uma bola de fogo hahahaha passei todo o percurso com os olhos fechados e apertando a boca. Que horror!
Na volta era uma fila enorme para comprar tickets de metrô para voltar a Paris (tinha acabado a moleza da passagem gratuita). Ficamos uma hora esperando para comprar, mas não demoramos mais do que na fila para almoçar, na Toca do Timão e Pumba - sériooo, lá ficamos umas duas horas na fila, e isso que nem tinham muitas pessoas, as mulheres que atendiam que eram muito lerdas mesmo! Mas em compensação, ganhamos um lanche extra!!!
No sábado, dia 2 de janeiro, saímos só eu e o Gabriel por Paris. O dia rendeu mto... primeiro fomos direto ao estádio de Rolland Garros. Pegamos o metrô e chegamos direitinho lá. Ao descer do trem perguntamos para que direção ficava o estádio, mas um francês apontou o caminho errado. Por sorte, encontramos um casal que nos indicou o caminho correto, e não demoramos muito para achá-lo. Foi um passeio muito legal!!!! Tivemos muita sorte de pegar o tour guiado por dentro do estádio, porque é só com hora marcada, e a turma já estava saindo quando chegamos. Conhecemos tudo!!! Os vestiários, onde os jogadores descansam, onde tomam banho, e - a parte mais esperada - a quadra de tênis!!!!! Bah, quando chegou nesta parte do passeio todos que estavam no tour enlouqueceram! Uns começaram a correr pela quadra, outros fingiam que jogavam, uns corriam pelas arquibancadas e eu de papparazzi do Gabriel, que também ficou enlouquecido! A guia, coitada, quase morreu gritando pra todo mundo voltar, gesticulava e berrava, que precisavam sair da quadra, que por favor todos seguissem ela, mas ninguém ouvia! Depois, quando fomos visitar o museu do tênis, também em Rolland Garros, ela estava contando para o homem que cuidava do museu como os turistas estavam "descontrolados" (em francês, mas eu entendi! hahaha). O museu do tênis é muito legal também, mas ainda bem que não fomos só nele, porque o tour sim é imperdível. No museu estão todas as taças do campeões, e a história do tênis (as primeiras raquetes, os primeiros uniformes, os campeões...) e a história de Rolland Garros (desde sua idealização, construção, etc..). AHHH! Na visita aos vestiários de Rolland Garros, tem uma parede que é toda assinada pelos jogadores que passaram por ali... achamos a assinatura do Guga, do Federer, do Nadal... Também tem uma galeria com as fotos dos campeões de Rolland Garros, e tem a foto do Guga, claro, beijando a taça. Mto legal de ver!
Depois de Rolland Garros, pegamos o metrô e paramos bem na frente do Museu do Louvre. Entramos lá bem rapidinho (a sorte que a fila estava pequena) e fomos direto ver a Mona Lisa. Foi uma pena que tivessemos tão pouco tempo, o Louvre é um mundo a parte, e pra conhecer todo ele seria necessário uns dois dias, mais ou menos. Então, fomos até a Mona Lisa e até chegar lá perto para ver, foi um sacrifício. Para tirar foto então, um sacrifício maior ainda. Mas o que importa é que conseguimos, mesmo com todo empurra-empurra.
Depois do Louvre fomos caminhando (o dia estava lindo!!! Radiante!!!) até o Jardin des Tuilleries, e vimos uma cena muito engraçada... uma japonesa sentou num banco para tirar fotos, perto de um chafariz. No mesmo instante uma mulher passou atirando pra cima umas bolachinhas para os pombos... não deu outra... a japonesa foi simplesmente ATACADA por um bando de pombos. E nós que estavamos passando por ali também. As pombas enlouqueceram, davam rasantes nas nossas cabeças, e tivemos que correr dali hahahaha
Depois do Jardin des Tuilleries fomos até o Palácio dos Inválidos, onde está enterrado, sob sua enorme cúpula dourada, Napoleão Bonaparte, seus filhos, e vários outros generais. É onde está também o museu da Primeira e Segunda Guerra Mundial, o museu das armaduras e armas antigas, etc... Esse Hôtel, como é chamado na França, foi criado por Luís XV para acolher os inúmeros soldados que voltavam inválidos de suas guerras. O prédio funcionava como hospital, igreja e casa. Ainda hoje moram ali milhares de inválidos do exército francês, ou, até mesmo, militares aposentados que não tem onde viver. Mas bom, voltando ao nosso passeio, entramos no Palácio e fomos visitar o túmulo de Napoleão, que se localiza numa cripta, um andar abaixo do hall de entrada. Suas cinzas estão depositadas num imenso baú marrom (dito assim parece pouca coisa), e em volta estão escritas os nomes das principais vitórias que obteve em vida. O baú também está circundado por enormes estátuas, todas olhando em direção a ele. Muito lindo, arrepiante! Também tem diversos outros túmulos, de diversos generais, uns mais lindos que os outros (se é que um túmulo pode ser lindo, mas esses são! Deslumbrantes!) e todos com flores que alguém depositou ali... queria saber quem, se a família ou o Estado.. não sei.
Depois fomos visitar o museu das Guerras que, pra mim, é genial! São 3 andares, contando, em ordem cronologica, a história das Duas Guerras. Tudo com fotos, filmes, documentos da época, vestuário da época, tanques, armas, jornais, tudo tudo! Mas nada me choca mais do que a parte que conta quando Paris foi tomada pelos nazistas... e, principalmente, a foto de Hitler no Trocadero, com a torre Eiffel ao fundo! Uiii, só de escrever já sinto um arrepio! Em pensar que Paris poderia não mais existir (ou não como a conhecemos), já que Hitler deu ordens para que fosse destruída. Graças a Deus, o general a quem foi dada a ordem não executou-a. Como o Gabriel bem lembrou, não há nenhum monumento conhecido (pq não é possível que não exista!) a ele na cidade. Se é que esta história é verdadeira, o mundo deveria agradecer a esse cara, que por mais que fosse nazista, teve um pouco de bom senso.
Depois que saímos do Palácio dos Inválidos, fomos comer crepes de Nutella com banana e vinho quente (vin chaud) que parece mto com um quentão, mas é mto mto mto mais forte. Pegamos nosso creps e nosso vinho e fomos sentar num murinho, para nos deliciarmos com aquela comida quentinha... nada mais parisiense e, ao mesmo tempo, nada mais turista! hahaha! Coisa boa que foi! O frio estava demaaaais aquele dia e a essa hora já era noitezinha. Então, depois de comermos, fomos nos encontrar com meus pais na Academie Nationale de Musique e de lá fomos jantar no Hard Rock Cafe de Paris! Eu adooooro esse restaurante! É muito legal! Pelas paredes estão espalhas roupas de Elvis, Madonna, Eminem.. além das guitarras do Guns and Roses, The Police, etc... Mto legal! Comemos costelinha de porco no molho barbecue, mto bom! E tomamos uma cervejinha.. e fim do dia!
No domingo, último dia dos meus pais e do Gabriel aqui, fomos de manhã cedo até a Basilica de Sacre Coeur (Sagrado Coração), que fica em cima de uma colina (ou morro, não sei bem). Esta basílica está localizada no bairro de Montmartre, um bairro boêmio, mto legal, cheio de lojinhas e desenhistas nas ruas. E como fica no alto, tem uma vista linda de Paris. Para ajudar, o dia estava lindo com muito, muito sol, e friiio! Subimos até lá em cima e entramos na basilica, que é espetacular. Mas não ficamos muito tempo, porque a missa de domingo já ia começar, e as freiras já estavam distribuindo os folhetos do cantos... Depois fizemos comprar pelo bairro e voltamos as redondezas do nosso hotel para almoçar.
Queria lembrar de mais coisas para contar porque sei que o Gabriel passou para toda família o endereço do blog, mas não lembro de mais nda agora... Assim que lembrar vou contando aqui, podem deixar!
Vou colocar agora umas fotos que tirei hoje, enquanto passeava pelo Arco de Triunfo e Champs Elysees, antes de ir pra aula. Fui caminhando a toa pelas ruas perto da escola e quando vi já estava no Arco! Incrível! Mas Paris é assim mesmo, nem me surpreendo mais... Olhem só:





E uma foto do caminho, perto da minha escola, quando começou a cair mta neve, espero que dê para ver pela foto:


E uma foto minha na neve:


E agora uma foto do meu quartinho aqui em Paris, para vcs ficarem sabendo como ele é (ele é apertadinho, mas muito quentinho e acolhedor! hehehe):


MIL BEIJOSSSSSS!!! AMOOO TODOS VOCÊS E MORRO DE SAUDADES!

5 comentários:

Romulo Silveira disse...

MP! que coisa linda essas fotos, muito bom saber como está indo a viagem, bem interessante o texto, mesmo que eu nao tenha ouvido alguns nomes de lugares e nem saiba o que são, mas o bom é que esse blog tmbm dá cultura! hahahahaha! as fotos são lindas, achei teu quarto mto bonitoooo e com cara de quentinho! continua escrevendo mais einnn! e tudo com detalhes!quero saber TUDO! bjooooo, mais uma vez: APROVEITAAAAAAAAA! saudades!

Unknown disse...

Filhinhaaaa amadaaa!!!!
Que saudades desta minha mimosa filhinhaaa. Como foi bom passar estes dias aí em Paris com vc e o Gabriel junto... precisava saber de tudo antes de deixá-la aí sozinha, tinha que conhecer a tua escola, a tua residência e o caminho que vc faria todos os dias e tudo foi feito como planejamos! Confesso que me senti mais tranquila; vendo e sabendo da tua segurança de como agir diante das adversidades, tua fluência no inglês e no Francês também me tranquilizou muito!!!
Estou muito feliz por vc estar gostando e curtindo tudo aí em Paris!!! Eu amoooo Paris!! Vc sabe!!!
Nossos dias juntos aí serão inesquecíveis por todas as coisas boas q vivemos e que nos divertiram muito!!!!
Fica com Deus Filha amada!!!
Beijão!!!

Cristiano Wurfel disse...

Fantástico o texto, muito imaginário mesmo para quem não conhece Paris, como o Tio aqui hehehe. Bá que fotos perfeitas... A Primeira então, do Arco do Triunfo ao fundo parece um daqueles papéis de parede do Windows. E a sua, está uma perfeita francesinha charmosa, muito linda! Fiquei fã deste teu Blog Maria Paula. Um beijão do Tio Cris!

Giii ° Würfel disse...

Ai meu deus!E eu fiquei só pensando emcomo deve ser u "Ó" ser atacada por pombas FAMINTAS.
hauihahaihiua!
Aii q coisa boa como tu tá adorando aí né!Mto jóia mesmo!
Tá fazendo vídeos?qro ver dpois!
Bjuuus, até maais!^^

Unknown disse...

Oi Maria Paula!!! adorei poder saber de ti por aqui!!!!
Com certeza acompanharei tua estada em Paris!!!
Além de matar a saudade tb aprendo muito!!!! hehehehe As fotos são maravilhosas!!!! Tá tudo maravilhoso e perfeito!!!
Te amo muito!!!! aproveita o máximo!!!