domingo, 10 de janeiro de 2010

Domingo...

Hoje o dia foi bom... acordei as oito horas e fui tomar o café da manhã. Tínhamos combinado de nos encontrar, eu e meus amigos, as 10h na estação de metrô Invalides, que é uma das estações de onde sai o trem RER que vai para Versalhes. Eu estava no meu trem indo em direção a esta estação quando de repente o trem, que ia em alta velocidade, simplesmente parou, desequilibrando todo mundo. As luzes se desligaram e todo mundo começou a se olhar preocupado (e eu mais preocupada ainda). Mas não demorou muito e as luzes se reacenderam, e uma voz de mulher falou alguma coisa em francês, que eu não compreendi muito bem só entendi que se desculpava por alguma coisa e pedia atenção porque o trem ia recomeçar a andar. Enfim, achei que fosse chegar atrasada ao ponto de encontro e liguei para minha amiga americana me esperar mais um pouco. No fim, acabei chegando no horário marcado.
Lá na estação encontramos mais dois amigos brasileiros. Na nossa boa vontade, fomos perguntar para a moça da bilheteria se tinhamos que comprar outro ticket, porque na nossa passagem de metrô só dizia metrô-ônibus-trem-RER em Paris. A moça disse que sim, que tinhamos que comprar outro ticket, um de ida e outro de volta, pois Versalhes é uma cidade, ou seja, não é Paris. Então compramos os ticket aller-et-retour (ida e volta) por 5,90 euros. Mas em nenhum momento foi preciso usá-los, porque o que não sabíamos é que tu tens que ter este ticket só para caso um fiscal entrar no trem e pedir para vê-los, mas se soubessemos disso não teríamos comprado, pois é pouco provável que vá haver fiscais num domingo de manhã gelado como este. Ou seja, estou com os dois tickets, um de ida e outro de volta, para Versalhes aqui e sei lá quando vou ir para Versalhes de novo, então... :\ Mas tudo bem!
Chegamos lá e Versalhes estava GE LA DA! Muito mais frio que em Paris. E nevando, tudo lindo lindo! Saímos da estação e caminhamos cerca de 5 minutos, seguindo a multidão, que ia em direção ao castelo. Eu já o conhecia, mas mesmo assim, fiquei emocionada. É lindo demais! Os portões todos recobertos de ouro, e uma estátua gigantesca de Luis XV saúdam quem entra nos domínios do castelo. Depois de comprar o ingresso para o castelo e o audioguide (em português, uhu!!!) por 15 euros, pudemos visitar todos os aposentos, ricamente decorados com os móveis daquele tempo, em que príncipes, princesas, reis, rainhas, a corte inteira, andava por aqueles mesmos corredores, passeavam pelas mesmas passarelas, e espiavam pelas mesmas janelas que nós temos acesso hoje. É muito mágico, muito incrível! Em cada aposento que a gente entra, tem um número na porta, que digitamos no audioguide e ouvimos a história... eu adoro isso! hehehe
Depois de visitarmos todo o castelo (os castelos Trianom - Grand e Petit Trianom, que era a residência de Maria Antonieta - e os jardins estavam fechados por causa da neve) fomos almoçar num restaurante perto da estação de trem. Fizemos uma péssima escolha: eu pedi de entrada uma salada que veio com um presunto enorme, que eu odeio, e de prato principal uma pizza de 4 queijos que no ínicio foi deliciosa mas depois ficou enjoativa e eu não consegui comer nem metade! A americana então, coitada, pediu um cheeseburguer e o hamburguer veio cru! ÉCA!!! De lá saímos direto para a estação, e 17:30 eu já estava quase chegando em casa.
Foi um dia tranqüilo, né? Pensei em visitar o museu d'Orsay, mas só é admitido entrar até as 17:15 (45 minutos antes de fecharem as portas, às 18h), então não ia dar tempo. Pretendo ir na terça-feira, ou outro dia de manhã, já que o Francione, meu amigo brasileiro prof de arte, disse que dá muito bem para conhecer o museu em uma manhã toda.
Amanhã pretendo ir na Galeria Lafayette de novo, desta vez para comprar umas coisinhas que gostei, aproveitar os soldes parisienses, que não são tããão soldes assim! hahaha

AGORA, PRO TIO CRIS, UMA FOTO ESPECIALMENTE DO OBELISCO EGÍPCIO NA PRAÇA DE LA CONCORDE:

Eu não sabia que tinha um igual a ele, e que ele está na entrada de um Palácio no Egito! Mas tomara que não devolvam o obeliscoo, ele é mto lindooo, tem que ficar em Paris! hahahaha

Vou colocar alguma fotos de Versalhes:



A foto acima é na Galeria dos Espelhos, onde se realizam reuniões e onde foi assinado o Tratado de Versalhes, em 1919, determinando fim oficial da Primeira Guerra Mundial, e que responsabilizou a Alemanha por todos os danos causados pela guerra.

Até amanhã!!!! AMO VOCÊS TODOS!!!!!!!!!!!!!! QUE SAUDADE!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Versalhes...sempre tão lindo!!! Nossa imaginação vai a mil quando percorremos todos aqueles aposentos reais, corredores e jardins!! Agora, o Castelo ainda mais bonito, coberto de neve!! O salão dos espelhos, magnífico!!! Tudo lindo e perfeito!!!

Pedro Henrique disse...

Coisa booaaaa.. acho tão legal essas histórias de reis e rainhas!! E ainda mais quando tu está no local onde aconteceu tal fato, ou no loecal onde o rei fulano matou a rainha fulana por tal causa! uhahuahuuha te amooo mppp, aproveita muitoo.. te amo demaaaiissss

Unknown disse...

Versalhes! Palacio de Versalhes, toda a arte em estilo, decoração, tapeçaria, primeiro relógio mecânico do Ocidente! Que maravilha! Andar pelo logo e suntuoso Salão dos Espelhos, estrategicamente construído tendo ao fundo a sala de despacho do rei; - para deixar os interlocutores emocionalmente instáveis frente a tanta opulência!
Aproveita Prince!!
Bjão!

Unknown disse...

Versalhes! Palacio de Versalhes, toda a arte em estilo, decoração, tapeçaria, primeiro relógio mecânico do Ocidente! Que maravilha! Andar pelo logo e suntuoso Salão dos Espelhos, estrategicamente construído tendo ao fundo a sala de despacho do rei; - para deixar os interlocutores emocionalmente instáveis frente a tanta opulência!
Aproveita Prince!!
Bjão!