segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Roma e Veneza

Acabo de chegar em casa, após um final de semana maravilhoso!!! Vou tentar contar tudo aqui, espero que não esqueça nada!!!
Sexta acordei 7:00, tomei banho, terminei os últimos preparativos da mala e desci para o café da manhã. 9:30 peguei um táxi até o aeroporto de Orly. Meu vôo para Roma era só a 13:10, mas como eu não conhecia o aeroporto, quis ir bem cedo para ter bastante tempo para me localizar. 9:45 eu já estava dentro do aeroporto. Perguntei para a atendente da Easyjet (cia aérea low cost - vôos super baratos na europa) onde era o portão de embarque para o meu vôo e foi só seguir as placas que achei tudo! Muito fácil! A única coisa que estranhei foi que não tive que mostrar o passaporte para ninguém... mas tudo bem!!!
Fiquei esperando até as 13:00, passeando pela sala de embarque, vendo as vitrines, lendo revista, tomando coca e comendo um pringles. Até que o tempo passou bem rápido e logo eu já estava embarcando. O vôo foi super tranqüilo, e cheguei em Roma as 15:20, cinco minutos antes do tempo previsto. O dia estava liiiiiiindo, um sol, friozinho, perfeito!!! Saí direto do avião para um saguão vazio e depois saí direto para o saguão do aeroporto, sem passar por nenhuma alfândega. Achei meio estranho, mas como não vi nenhum policial, nenhum balcão, sentei num banco do saguão para esperar o Gabriel. Vi um casal conversando em português e me aproximei para perguntar se tinham passado por alguma alfândega, para fazer a imigração, e eles responderam que não. Então, fiquei mais calma. Comprei outro pringles e fiquei ouvindo meu ipod, esperando o Gabriel chegar.
O Gabriel chegou as 16:20, foi um dos primeiros a sair, e de novo eu senti aquela alegria que parece que o peito vai explodir! A gente acha que está bem sozinha, mas quando vê alguém que conhece e que gosta, tudo fica bem melhor! Mas daí ele me disse: "Passei pela imigração e..." e daí me apavorei!!! COMO ASSIM PASSOU PELA IMIGRAÇÃO??? Me desesperei! Liguei para a mãe, ela disse que não tinha problema, se eu não tinha passado o problema era deles, blablabla, mas mesmo assim, nada me tirava da cabeça de que eu estava sem carimbo nenhum no meu passaporte. E como eu ia sair do país se, legalmente, eu nem tinha entrado??? Que desespero! Então, eu e o Gabriel saímos atrás de uma polícia, alguém que pudesse nos dar alguma solução... fomos até a Polícia de Fronteira. Lá falamos em inglês com o cara (eu com a voz embargada já! que fiasquenta!) e o policial disse que era assim mesmo, quem vinha da França não precisava passar pela imigração, só da Inglaterra que precisava. UFA!!!!!!! Quase chorei de alívio! Não sei explicar porque eu fico tão nervosa em situações como essa.
Então fomos comprar nosso ticket de ônibus que nos deixaria na estação Termini. Só sabíamos que nosso hotel era próximo dessa estação, mais nada. O ônibus demorou um tempão para sair, e quando chegamos a estação Termini já era quase seis horas e já estava escuro. Pegamos um mapa e achamos a rua do nosso hotel (Giovani Gillioti) que era paralela a estação. Caminhamos muuuito até chegar ao hotel. Chegamos lá, só deixamos nossas coisas e saímos passear.

Foto de nós no ônibus, indo para a estação Termini:
Voltamos para a estação Termini, de onde saem muitos ônibus, e pegamos um que ia à Piazza Navona. Não sabíamos nem como comprar o ticket do ônibus, o motorista muito grosso nem quis nos explicar nada. A sorte que uma pasageira italiana falava inglês e comprou os tickets para nós numa máquina dentro do ônibus mesmo - 1 euro cada ticket. O transporte público de Roma é um caos!!! Não é nenhum pouco feito para turistas. Simplesmente não indica cada parada em que o ônibus chega, e a gente, totalmente perdido, foi indo e quando vimos já estávamos quase chegando a Piazza São Pedro, no Vaticano. Descemos então, uma parada antes, no Castelo Santo Ângelo. Lindo, lindo, lindo! Este castelo já foi residência de vários reis italianos, e também serviu como uma fortaleza segura para onde o papa poderia ir em casos de ameaça.
Depois, fomos caminhando até passar por essa igreja, chamada Chiesa Nuova, muito linda e grandiosa também.


De lá fomos caminhando pelas margens do rio Tibre, perguntando para as pessoas indicações de onde ficava a Piazza Navona. Demoramos, mas achamos! Para minha surpresa e também decepção, a praça estava completamente vazia, tão diferente do verão em que a noite borbulhava, cheia de artistas, bancas de quadros, caricaturistas, tocadores de violão. Até o restaurante hiper famoso Tre Scalini, estava fechado!!! As 19 da noite!!! Mas não desanimamos, e seguimos caminhando, com o objetivo de ir até a Fontana de Trevi.

Piazza Navona:


O barulho das águas nos avisou que estávamos chegando lá... Fontana de Trevi!!! Que fonte magnífica, linda, estonteante, totalmente incrível!!! E como reza a lenda atiramos juntos uma moedinha na fonte, fazendo um pedido. Ai, ai, nada mais romântico...



Depois da Fontana, fomos caminhando em busca de um restaurante, pois não tínhamos nem almoçado, quando de repente nos demos de cara com o Pantheon! Mesmo já o conhecendo, não tem como não ficar boba com a grandiosidade. Mas o que mais fascina é saber que foi construído no ano de 125. Sim! Mais de 1800 anos...! É o monumento mais bem preservado de Roma, e hoje abriga o túmulo de vários líderes italianos e também artistas importantes. Na fachada lê-se: "M.AGRIPPA.L.F.COS.TERT", que significa "Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul".



Ficamos um bom tempo admirando o Pantheon, e de lá seguimos para um restaurante que achamos barato, na saída (ou na entrada, depende do ponto de vista) da Piazza Navona. Muito gostoso o restaurante - comemos uma bruschetta de entrada, uma pizza cada um (Diávola, com pepperoni picante) e vinho por 10 euros. Depois do restaurante, fomos até um mercado e compramos uma garrafa de vinho. Estava muito frio, mas nem pensar em voltar para o hotel! Fomos até o Pantheon e sentamos nas escadas do obelisco que fica em frente ao monumento e tomamos nosso vinhozinho, conversando sobre os dias que tinhamos ficado longe um do outro! A noite estava linda, o céu cheio de estrelas, e um frio bom!!! Foi ótimo!

Foto no restaurante:


E tomando vinho no Pantheon hahahahahahaha:




Na volta pegamos um ônibus, mas como não tínhamos moedas para colocar na máquina de tickets que fica dentro do ônibus, não pudemos pagar. Só tínhamos moedas de 2 euros, e a máquina só aceitava moeda de 1 euro. Mas o que vale é a intenção, não é??? (Para explicar melhor... os ônibus em Roma não cobram entrada: ali tem uma máquina para comprar o ticket, e outra máquina, ao lado, para validar o ticket. Mas não há controle sobre isso -a não ser fiscais que dão incertas nos ônibus, cobrando os tickets-). Chegamos no hotel meia noite e pouco, cansados mas com a alma leve de tanta felicidade.
O dia seguinte, sábado, amanheceu lindo também!!! Sol radiante! Acordamos cedo e pegamos um Roma Open Tour, que é um ônibus turístico que vai parando nos pontos principais da cidade. Estava muuuuito frio! O primeiro lugar que descemos foi na Praça São Pedro, no Vaticano. Na praça ainda estava montado um presépio, muito bonito. A basílica de São Pedro é sem dúvida a igreja mais linda que existe, de todas que já vi!!! Entramos numa fila imensa para poder entrar e conhecê-la, mas valeu a pena... o Gabriel amou!!! Tiramos muitas fotos! O presépio dentro da Basílica é ainda mais lindo que o de fora... olhem as fotos.


No Open Tour:


Na Piazza São Pedro:


Basílica de São Pedro:



Presépio da Basílica:


No momento em que estávamos na basílica começou uma missa, numa de suas inúmeras capelas!!! Muito legal! Não dava para tirar foto, mas... nós tiramos mesmo assim!


Vimos também a estátua de São Pedro, em cujo pé todos querem tocar e fazer pedido. A gente não sabia disso, mas quando vimos todo mundo querendo pegar no pé do primeiro papa, entramos na fila também. Vocês não vão acreditar... o pé da estátua já não tem mais dedos, é uma coisa lisa, de tanto que as pessoas passam a mão! Sério!!!!



Depois de visitar a basílica fomos procurar um restaurante para almoçarmos, e em uma das várias ruazinhas do Vaticano achamos uma típica cantina italiana, muito aconchegante e boa de preço!!! Comemos macarrão e tomamos vinho! Uma delíciaaa!


Nas ruazinhas do Vaticano:


Após o passeio pela cidade do Vaticano, pegamos nosso Open Tour de novo e seguimos até o Coliseu. Que lugar incrível! Só de pensar em quanto tempo está ali, chega a arrepiar!!! O coliseu foi palco de vários combates entre gladiadores e também de duelos entre homens e animais, tudo oferecido gratuitamente ao público. Ao seu lado fica o Arco do Triunfo de Constantino. Mais adiante estão as ruínas do Fórum romano... não dá para acreditar em quanta história há em Roma!!! Realmente, não há outro nome que defina melhor Roma do que... Cidade Eterna.
O Arco de Constantino:
O Coliseu:

Depois do Coliseu, pegamos o ônibus de novo para a Piazza Navona, e agora sim, a praça estava cheia de artistas! Que clima bom!!! Ficamos ali vendo os desenhistas fazerem caricaturas das pessoas, e depois fomos jantar num restaurante perto...


Como nosso vôo para Veneza era as 07 da manhã, planejamos passar a noite no aeroporto Fiumicino, em Roma. Depois que jantamos (23h) pegamos um táxi até o aeroporto. Estava uma noite congelante!!! Fomos direto para o saguão de saída dos vôos que, obviamente, àquela hora estava completamente deserto. Mas estava quentiiinho, e as luzes não eram muito fortes... nos acomodamos em um dos bancos para dormir, achando que, talvez, a noite não fosse ser tão longa. Além de mim e do Gabriel, só havia uma mulher idosa, toda tapada de cobertor até a cabeça, dormindo num dos bancos. Quando fomos nos preparar para tentar dormir um pouco, surgiu um policial que disse que aquela parte do aeroporto fecharia em 40 minutos. Arregalamos os olhos! Ele disse que o saguão de chegada dos vôos ficava aberto a noite todo e que lá poderíamos ficar; ali, não.
Então, pegamos nossas coisas e fomos até o saguão de chegada dos vôos. Realmente, havia algumas pessoas ali, e o bar ainda estava aberto. Sentamos num dos bancos... mas o frio ali era insuportável!!! Coloquei todas as básicas que tinha levado e mesmo assim, acordei várias vezes tremendo durante a noite, tamanho era o frio daquele saguão. Sem falar no banco, duro, e sem lugar para apoiar a cabeça. Sério... que indiada! hahaha! Que tortura que foi a noite... acordava de meia em meia hora com o pescoço duro, abraçada na bolsa, tremendo de frio. Mas tudo vale a pena quando se está viajando... e, afinal, o destino era Veneza! O Gabriel, coitado, não dormiu a noite inteira, ficou andando pra lá e pra cá no saguão... E quando era 04:30 me acordou para irmos para o portão de embarque.
E lá fomos nós... para o quentinho do saguão de embarque. Que arrependimento de não ter desobedecido o policial e ter ficado dormindo ali! Estava muito quentinho! Como continuava vazio, embora já estivesse aberto, sentamos no mesmo banco da noite passada e dormimos mais uma hora e meia, nos aquecendo depois de ter passado tanto frio. Acho que nunca me senti tão cansada na vida!!! Acordamos com o exército italiano, entrando no saguão... mais de 100 soldados, todos fardados e com mala, dominaram o saguão inteiro... parecia um acampamento militar!!! Será que estavam indo para o Haiti??? Eu acho que sim!
Obs: as fotos do aeroporto estão com o Gabriel. :(
Então as 07:55 pegamos nosso vôo para Veneza, e não sei dizer se foi tranqüilo ou não o vôo, porque só acordei quando avião estava aterrissando no aeroporto Marco Polo, em Veneza. QUE FRIO! Saímos do avião e logo congelamos! Seguimos então para o balcão de informações, para saber como chegar até nosso hotel.
A mulher do atendimento ao turista não sabia onde ficava a rua do nosso hotel, mas nos informou que para chegarmos a Veneza propriamente dita (o aeroporto fica no continente), podíamos pegar o ônibus que saía da frente do aeroporto e nos deixaria na Piazzale Roma, em Veneza. Foi o que fizemos. Pegamos o tal ônibus e descemos na Piazzale Roma, sem ter idéia do que fazer a seguir. Fomos, então, ao atendimento ao turista na piazzale. Como existem anjos nesse mundo! E como nós somos sortudos!!! A mulher do balcão de informações nos deu todas as direções para chegarmos ao hotel, mostrou no mapa, e vendeu os tickets para qual barco pegar e onde pegar para chegar até o hotel.
E lá fomos nós, pegar o barco até o hotel!!! Não demorou muito e já estávamos desembarcando na estação que, segundo a mulher das informações, era próxima ao nosso hotel. Fomos procurando as ruas (a nossa era Santa Fosca) e, de repente, do nada, eu olho para o lado e lá estava... Hotel Tintoretto, o nosso hotel!!! Demos pulos de alegria! Como o quarto só seria liberado ao meio dia, e ainda eram 9 horas, fomos passear pelas redondezas, e paramos num supermercado onde compramos sanduíches de salame e croissant e devoramos, loucos de fome. Ao meio dia entramos no hotel, tomamos um banho e saímos apressados para aproveitar o dia!!!
Fachada do hotel:


Para começar... um passeio de gôndola!!! Foi perfeito!!! O gondoleiro foi assoviando canções italianas, e nós só curtindo a paisagem.... lindo, não há palavras para resumir a alegria e felicidade do momento!!!


Depois do passeio, fomos até a Piazza São Marco, o ponto turístico principal de Veneza, onde fica também o Palazzo Ducale, ou Palácio dos Doges, que abrigava os governantes da República de Veneza. Lá, subimos na torre da Basílica de São Marcos, que tem uma vista linda da praça e do mar do Grande Canal. A Basílica também é linda, recoberta de ouro por dentro... não podia tirar fotos, mas é claro que nós tiramos!

Depois da visita à Basilica, caminhamos pela beira do Grande Canal, olhando as tendinhas que vendem de tudo, mas, principalmente, as famosas máscaras de Veneza!!! Fui com a cabeça feita para comprar outra máscara, mas nenhuma me conquistou... acabei não comprando nada, só admirando!

Fomos almoçar num restaurantezinho com promoção de salada + pizza + refri por 8 euros. Foi uma delícia... coisa boa comer saladinha, uma coisa saudável, depois de tanto carboidrato. Mas o momento saúde light durou pouco, porque logo depois veio uma pizza enorme que devoramos!!! Gabriel pediu salame picante e eu atum com cebola - cada um comeu metade de cada pizza.
Passeamos até anoitecer pelas ruelinhas lindas de Veneza, com as pontes charmosas e românticas repletas de turistas. Foi a primeira vez que senti frio, realmente, na Europa! Estava congelante!!! A luva não adiantava e os dedos do pé doíam, pareciam que estavam congelados!!! Então, para nos aquecer, fomos tomar uma sangría, que nada mais é do que uma calda de vinho bem quente, com frutas! QUE DELÍCIA!!!!! O clima no bar que vendia a sangría também não podia ser melhor, os funcionários hiper jovens dançando, muito divertido!!! Pegamos uma sangría e saímos caminhando, e depois voltamos e tomamos outra, sentados no bar. Passamos o resto da noite passeando pela cidade mais romântica do mundo!!! Que sonho!!!!!!

Hoje acordamos cedo, tomamos café e saímos passeando... conhecemos a segunda ponte mais famosa de Veneza, depois de Rialto, a ponte da Accademia. A vista é linda, olhem a foto:

Depois pegamos um barco que nos deixou direto no aeroporto Marco Polo. Para entrar neste barco tinha que passar por uma pontezinha que era só um pedaço de madeira, que unia o cais ao barco... sabendo que o Gabriel é muito desastrado eu disse "Cuidado com a pontezinha aqui Gabriel, já que tu é meio tontinho". Foi só eu entrar no barco pra levar um tombaçoooo!!! Desci de bunda uma escadinha, todo barco olhou pra mim, que vergonha!!! Hahahahaha! Bem feito, fui falar do Gabriel e quem caiu fui eu! hahaha!
Bom, chegamos no aeroporto as 14h e meu avião só saía as 16:55, o do Gabriel as 17:00. Ficamos passeando pelo aeroporto, vendo as vitrines das lojas. Tomamos um sorvete delicioso enquanto esperávamos o vôo.. e às 16:20 nos despedimos, e eu embarquei para Paris. O vôo foi super tranqüilo, e cheguei as 18:30. A volta para casa que foi demorada, pois o trânsito estava muito lento, e quando eu achei que o taxista já estava perdido, avistei a esquina familiar da floricultura, na saída do metrô que pego.
Tomando sorvete no aeroporto Marco Polo, Veneza:

É muito bom viajar, mas também é muito bom voltar!!!!
Amanhã já tenho o dia programado.... mas amanhã eu conto!
MIL BEIJOS!!!!!!!
QUE SAUDADE!
AMO VOCÊS!
E se o post teve muitos erros de português me desculpem, é que estou muiiiito cansada, mas não podia deixar de postar no blog!
>>>> Mais fotos no orkut, amanhã!!!

6 comentários:

Pedro Henrique disse...

oiii manaaa! coisa boaaa que foi essa tua viagemm heein? Olha só, eu tenho um jogo sobre Roma e tal aqui no Play.. Dai tu joga como carinha, e o nome dele é Agrippa! Será que é o mesmo? huaiuahaiuh Maninhaa to morrendo de saudadess! Aproveita muito aí por miimm.. Beijaooo, te amooo

Unknown disse...

Que lindoooo filhaaaaa!!!!!! Passear bebericando vinho pelas ruas de Roma, comer a melhor pizza do mundo e dar de cara com o Coliseu, Arco de Constantino e as ruínas do Fórum Romano...toda a história se fazendo tão presente aos nossos pés, é de arrepiar!!!!
E Veneza então?!! Aí sim a gente tem que se beliscar para sentir que não estamos sonhando!!Gostoso é descobrir suas ruazinhas, atravessar as pontes, passear de gôndolas,desvendar suas belezas!!
Nem o frio congelante da Europa conseguiu diminuir o entusiasmo, a emoção e a alegria de vcs diante de tanta beleza!!!!
Tudo tão maravilhoso, Divino e Absoluto!!!!!

Fernanda Trindade disse...

MP... que inveja de vcs!
Mas é uma inveja boa.
As fotos tão lindas e foi ótima essa idéia de nos mandar notícias.
Continuem aproveitando cada segundo.
Estamos aqui torcendo por vcs e morrendo de saudades.
Grande beijo da cunha.

Unknown disse...

Oíííííí M.Paula!!!!!!!
Cada dia....tá melhor de acompanhar seu passeio hein? Incrível como Vc. descreve e ao mesmo tempo adiciona as fotos... nos dando quase uma verdadeira companhia em seus passeios!!!!Quando falaste em "MACARRONADA" e "VINHO" e colocaste as fotos.... quase morri de vontade de tbém saborea-los... hahahahaha!!!!Eu imagino mesmo como voce ficou(ansiosa) ao não carimbar seu passaporte ao chegar em Roma... já pensou se a mandassem retornar á França? Então tá minha Sobrinha... continues á passear e aproveite o máximo!!!! Um beijão e até a próxima....
DOMINGO (31/01) tem gre-NAL... Iremos ganhar de 3 x 1...hehehehehe

Paulo Fraga disse...

Maria Paula. Confesso que fiquei emocionado lendo teu diário (Veneza /Roma) A maneira abrangente da tua escrita me levou novamente pra essa Itália incrível. Obrigado por me emocionar. Continua aproveitando cada pedacinho dessa Europa cheia de história. Um abraço. Paulo Fraga

Paulo Bandeira disse...

Oi Prince!
Faço do Fraga minhas palavras!! É emocionante passear pela história da humaidade, grandes feitos!! É um banho de civilização e civilidade!
Aproveita, seja muito, mas muito feliz!!
Te amo!
Paulo.